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Economia

Índice de confiança do consumidor paulistano cai 15% neste mês

22 março 2015 - 08h00

A confiança do consumidor paulistano atingiu 106,9 pontos neste mês, com queda de 15% na comparação com o resultado de igual período do ano passado, 125,8 pontos. A marca é a pior desde outubro de 2003, quando o índice ficou em 104,7 pontos. De acordo com a pesquisa mensal do Índice de Confiança do Consumidor, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em relação a fevereiro deste ano, houve recuo de 5,3%. Pelos critérios da pesquisa, que é feita desde 1994, em uma escala de zero a 200, pontuação acima de 100 indica otimismo. Quando o índice fica abaixo de 100 pontos, o comportamento é classificado de pessimista. O levantamento tem por base 2,1 milhões de consumidores da cidade de São Paulo, leva em conta a percepção dos entrevistados em relação ao momento atual e também a expectativa de consumo para os próximos três meses. Conforme a FecomercioSP, o resultado está próximo do limite entre a insatisfação e o otimismo. De acordo com a entidade, desde 2013, verifica-se um comportamento de crescente incerteza tanto em relação ao momento atual quanto no curto prazo. Até 2005, independentemente das incertezas do momento, havia sempre uma esperança de melhora, diz a federação. “Os atuais ajustes econômicos, a aceleração da inflação, contenção do crédito e taxas de juros elevadas atingem diretamente a vida financeira dos consumidores e, por tabela, o espaço no orçamento para novas compras,” destacou a assessoria econômica do Fecomercio. E a queda de confiança "parece estar relacionada ao momento de instabilidade socioeconômica em que o Brasil se encontra”, acrescenta. No período, as duas tabelas que compõem o Índice de Confiança caíram. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 5,8% em relação a fevereiro, passando de 109,7 pontos para 103,3 pontos. Comparado ao mesmo mês de 2014, houve redução de 22%. Ainda na comparação com fevereiro, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) recuou 5%, passando de 115,1 pontos para 109,3. Sobre março de 2014, a diminuição atingiu 10%. Quanto à percepção sobre o futuro, os destaques foram os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos, com recuo de 6% (de 119,7 para 112,5 pontos), e idade igual ou superior a 35 anos, com queda de 6,1% ( de 111,6 para 104,7 pontos).

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