quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Polícia

GCM apreende drogas e moto roubada no fim de semana

Agentes da corporação ainda detiveram três homens acusados de picharem um muro próximo à Praça do Sol Nascente

11 maio 2021 - 10h20Por de Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deu continuidade às ações de combate a irregularidades nos bairros neste fim de semana. Entre sexta-feira e domingo (de 7 a 9) os agentes apreenderam 193 porções de drogas, recolheram uma motocicleta roubada e, com o apoio da Central de Segurança Integrada (CSI), detiveram três homens que teriam pichado o muro de uma propriedade próxima à avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una.

Por volta das 16 horas de domingo (9), integrantes da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estavam em patrulhamento pela região do Jardim Revista quando avistaram um homem parado em um ponto recorrente de tráfico de drogas. Ele estava encostado no muro de uma residência próxima à Escola Municipal Edna Leite Lima (avenida Presbítero Eliezer Martins Costa, 71 – Jardim Varan). Ao ver a viatura, o indivíduo jogou uma sacola plástica sobre o telhado de uma casa. Após o comportamento suspeito, os guardas imediatamente fizeram a abordagem.

A sacola foi recuperada pelos agentes logo em seguida. Nela encontraram 58 pinos e 37 pedras de crack, 52 papelotes de maconha, 30 porções de cocaína, dez frascos de lança perfume e seis invólucros de skank. Em revista pessoal, foram encontrados R$ 186,85, frutos da venda dos entorpecentes. Quando questionado sobre os materiais ilícitos, o homem admitiu a autoria do crime e recebeu voz de prisão. Os itens foram apreendidos e ele foi levado à Delegacia Central de Polícia, onde segue à disposição da Justiça. A ação contou com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Já no sábado (8), próximo das 16 horas, uma equipe da Romo estava em patrulhamento pelo Jardim Europa quando avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta sem capacete. Ao realizarem abordagem, os guardas notaram que o veículo, uma CG preta, tinha placa artesanal. Quando conferiram as numerações do motor e do chassi, descobriram que elas haviam sido adulteradas, então solicitaram o apoio imediato do Canil da GCM e apreenderam a moto. O homem foi conduzido à Delegacia Central de Polícia para prestar os devidos esclarecimentos.

Na noite de sexta-feira (7), por volta de 23h50, a CSI flagrou três indivíduos pichando um muro próximo à Praça Sol Nascente, nas proximidades da Marginal do Una. Diante dos fatos, uma viatura da GCM foi acionada para atender a ocorrência. Chegando lá, os agentes detiveram o trio, que ainda estava em posse dos materiais usados no crime. Com o apoio de uma equipe da Romo, os materiais foram apreendidos e os suspeitos encaminhados para a Delegacia Central de Polícia, onde as medidas cabíveis à ocorrência foram tomadas.

Segundo a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a corporação tem intensificado sua atuação pelos bairros da cidade visando coibir todo tipo de irregularidade e prestar atendimento imediato aos munícipes. De acordo com ela, os patrulhamentos preventivos são extremamente importantes para garantir o bem-estar dos suzanenses, isso porque eles permitem a identificação e resposta imediata dos agentes aos crimes em andamento.

O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, reforçou a importância das câmeras da CSI do município. “Com esse apoio, podemos acionar suporte em tempo real para atender os casos, a fim de reduzir ao máximo o tempo de atendimento e impedir que os infratores fujam impunes”, concluiu.

A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a CSI para otimizar o acolhimento das ligações.