quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Segurança

Patrulhas da GCM resultam na prisão de quatro suspeitos no fim de semana

Homens receberam voz de prisão em ocorrências de furto, roubo e tráfico de drogas em vias próximas à região central

26 outubro 2021 - 17h00Por de Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu a uma série de ocorrências no último final de semana. Os destaques ficam por conta do roubo de uma padaria e do furto de uma concessionária de veículos. As ações resultaram na prisão de quatro indivíduos, cada um por um crime diferente. A presença ativa dos agentes pela cidade tem possibilitado rápida capacidade de resposta aos casos em andamento.

No domingo (24), uma viatura do Canil estava em patrulhamento preventivo pelo Jardim Lincoln quando foi acionada por moradores. Eles denunciaram um suposto caso de venda de drogas em um terreno ao lado da Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos. A equipe imediatamente foi ao endereço e encontrou dois homens em comportamento suspeito. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com eles, mas, em varredura pelas proximidades, o cão farejador Taurus identificou uma bolsa escondida em uma área de mata, repleta de drogas.

Ao todo, foram recolhidos 94 invólucros de cocaína, 57 de crack, 37 de maconha e R$ 94. Os itens foram apreendidos e o homem encaminhado à Delegacia Central de Polícia, onde segue à disposição da justiça. A ação contou com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).

Já no sábado (23), por volta das 21h40, uma equipe da Romu circulava pela estrada dos Fernandes, no Jardim Casa Branca, quando avistaram dois homens em uma moto, sendo que o passageiro estava sem capacete. Eles foram parados e autuados pela infração de trânsito. Quando estavam para seguir o trajeto, os guardas consultaram os aparelhos celulares dos dois e descobriram que um deles havia sido furtado no ano passado. O suspeito justificou que tinha trocado com outra pessoa em uma plataforma virtual, mas recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Central de Polícia para que os fatos fossem esclarecidos.

Sobre o caso, a comandante da GCM, Rosemary Caxito, destacou que o ato de obter, transportar ou ocultar objetos roubados ou furtados é crime, categorizado como receptação. Segundo ela, os patrulhamentos constantes que a corporação mantém pelos bairros possibilitam a identificação das mais diversas ocorrências e contribuem para que as ações conquistem resultados positivos em defesa da população.

Ainda no fim de semana, a Polícia Militar (PM) recebeu denúncia sobre um furto em andamento em uma concessionária de veículos na avenida Antônio Marques Figueira, onde um indivíduo estava levando um televisor. Chegando lá, o local se encontrava aberto mas não havia sinal do suspeito. Com apoio da Central de Segurança Integrada (CSI), que acompanhou o trajeto do fugitivo por meio das câmeras espalhadas pela cidade, a equipe conseguiu alcançar e deter o homem em um ponto de ônibus na avenida Paulo Portela. Quando abordado, ele não carregava nada de ilícito, mas assumiu autoria do crime e indicou onde o item estava escondido. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.

Outro caso de destaque ocorreu na última quinta-feira (21). Na ocasião, o Canil da GCM foi acionado pela funcionária de uma padaria do Jardim Suzano, que havia sido assaltada minutos antes por dois homens armados. Enquanto ouviam o relato, os guardas se deslocaram ao endereço e avistaram um dos criminosos saindo do comércio. Durante a fuga, ele tentou disparar contra a viatura, mas a arma falhou. Os agentes o seguiram e o detiveram poucos metros à frente. Ele foi preso em flagrante por roubo e encaminhado ao DP Central para que as devidas providências fossem tomadas. A pistola, uma Beretta 635, foi apreendida com três munições intactas.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, ressaltou a importância das rondas realizadas pelos bairros do município, que acontecem dia e noite e permitem que a corporação atue rapidamente diante de crimes em andamento. “Além de nosso efetivo nas ruas também contamos com o apoio dos profissionais da CSI, que estão sempre atentos para qualquer irregularidade acontecendo no município. Esta união de esforços, que também envolve a Polícia Civil e a PM, é o que tem garantido mais segurança e tranquilidade aos suzanenses”, concluiu.