A Defesa Civil do Estado de São Paulo coloca todo o território paulista em estado de atenção para a ocorrência de chuvas entre quinta-feira (22) e sábado (24). O Boletim Meteorológico Especial do El Niño, emitido nesta quarta-feira (21), indica a atuação de sistemas meteorológicos que manterão as condições de instabilidade, com pancadas de chuva de intensidade variável, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Na quinta-feira (22), são esperadas pancadas de chuva em diversas regiões do estado, com momentos de intensidade moderada a forte, especialmente durante a tarde e a noite. A previsão inclui a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, com possibilidade de volumes elevados de chuva em curtos períodos, favorecendo alagamentos pontuais e enxurradas.
Na sexta-feira (23), a instabilidade deve persistir em diferentes regiões paulistas, com novas pancadas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Já no sábado (24), a tendência é de continuidade das precipitações em grande parte do estado.
A ocorrência de chuvas sucessivas pode provocar o encharcamento do solo e elevar os níveis de rios e córregos, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, transbordamentos pontuais e deslizamentos de terra em áreas suscetíveis. Também há possibilidade de quedas de árvores e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.
“Estamos alertando a população de forma antecipada para que haja tempo de preparação. É fundamental que, antes do início das chuvas, as pessoas limpem as calhas, verifiquem as condições dos telhados, retirem folhas e sujeira dos ralos e prendam objetos que possam ser levados pelo vento. A poda preventiva de galhos que ofereçam risco também é importante. Medidas simples ajudam a reduzir os impactos das tempestades”, recomenda o tenente-coronel Adriano Baruffaldi, diretor da Defesa Civil.
Divulgação/Governo de SP
A Defesa Civil mantém o monitoramento contínuo das condições meteorológicas e poderá atualizar as orientações à população conforme a evolução dos modelos de previsão e das análises técnicas nos próximos dias.
Recomendações à população
Durante as chuvas, evite áreas alagadas e nunca atravesse ruas inundadas ou trechos com correnteza, a pé ou de veículo. Mantenha distância de rios e córregos durante períodos de chuva intensa e não procure abrigo sob árvores, postes ou estruturas metálicas durante tempestades.
Em áreas de encosta, fique atento a sinais como rachaduras no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e postes e estalos no terreno. Ao identificar esses indícios, afaste-se do local e acione a Defesa Civil.
A população deve acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas preventivas. Para receber gratuitamente os alertas por SMS, envie o CEP da localidade desejada para o número 40199. Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Defesa Civil coloca todo o Estado de SP em atenção para três dias de chuva - (Foto: Divulgação/Governo de SP)