quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Alto Tietê

25% dos alunos estão matriculados em período integral na rede municipal

Alunos estão matriculados na educação infantil e ensino fundamental, até o 5º ano; 234 instituições oferecem período integral

11 agosto 2018 - 23h40Por Aline Moreira - da Região
Dos mais de 148 mil alunos matriculados na rede municipal do Alto Tietê, cerca de 36 mil desfrutam do período integral nas mais de 234 instituições públicas de ensino. Os alunos em período integral representam 25% do total dos estudantes. No momento, a única cidade que dispõe de vagas é Itaquaquecetuba; são 4.816 vagas disponíveis para creches e salas em escolas municipais, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 
 
A cidade com o maior número de alunos em tempo integral é Mogi das Cruzes com 22 mil. A cidade oferece o benefício para turmas de educação infantil e ensino fundamental. O período integral é oferecido por meio de inscrições do Cadastro Municipal Unificado (CMU) que recebe inscrições 3 vezes por ano - em março, julho e novembro.
 
Já no ensino fundamental, o tempo integral é oferecido em áreas de vulnerabilidade social. "Este é um grande avanço para a cidade, o programa oferece a formação básica em um período e atividades culturais, esportivas e intelectuais no contraturno. As crianças também recebem uma alimentação balanceada, aonde são oferecidas cinco refeições diárias. Mogi também se destaca pelo número de horas em que o aluno fica na escola. Na cidade são 9 horas na escola, enquanto o Ministério da Educação orienta que sejam sete horas", informa a municipalidade. 
 
A segunda cidade com o maior número de alunos em período integral é Itaquaquecetuba com 4.748 alunos distribuídos em educação infantil e educação fundamental. Podem desfrutar dessas vagas todas as crianças residentes na cidade e que efetuarem o cadastro no sistema on line de vagas. Todas as creches do município e mais 4 escolas municipais atendem aos alunos integralmente. 
 
Suzano é a terceira cidade com mais alunos matriculados no período integral; são 4.491 estudantes distribuídos na educação infantil e fundamental de 39 instituições de ensino, incluído creches e escolas municipais. Todos os municípios destacaram a importância do 'tempo a mais' na escola e garantiram que as atividades extracurriculares fazem parte dos planos de ensino. 
 
Estado 
 
A respeito das escolas estaduais, a região conta com seis em tempo integral nas cidades de Arujá, Mogi e Poá. São 1.190 alunos matriculados. O número representa 0,73% do total de alunos na rede estadual da região; aonde são mais de 162,7 mil estudantes matriculados.
 
"No modelo integral, os estudantes cumprem uma jornada superior a sete horas diárias e se dividem entre as disciplinas da Base Nacional Comum e um currículo diversificado que pode conter disciplinas eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria", informa a secretaria estadual. 

Deixe seu Comentário

Leia Também