Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 25 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
PMMC COVID SAÚDE

Após inspeção, Instituto de Pesos e Medidas aprova seis radares de Mogi

Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo

Por de Mogi11 SET 2020 - 23h45
Ipem inspecionou seis radares; todos foram aprovadosFoto: Divulgação
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) aprovou seis radares em Mogi das Cruzes, após realizar inspeção na última quinta-feira (10).
 
O radares inspecionados estão localizados na rua Deodato Wertheimer, altura do n° 2319, sentidos centro-bairro e bairro-centro; Avenida Carlos Alberto Lopes, altura do nº 650, sentidos centro-bairro e bairro-centro; Avenida Francisco Ferreira Lopes, altura do encontro com a Rua Alberto Alves, sentido bairro-centro; Avenida Francisco Ferreira Lopes, próximo do nº 4410, sentido centro-bairro; Avenida Julio Simões, altura do nº 302, sentido bairro-centro; Avenida Japão, próximo do nº 3982, sentido centro-bairro. 
 
Arujá
 
Em Arujá, o Ipem faz a verificação metrológica, em radar localizado na Rodovia Presidente Dutra (BR 116), próximo do km 202, sentido sul, em Arujá, cidade da Região Metropolitana da capital. 
 
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. 
 
Atuação
 
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. 
 
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. 
 
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento. 
 
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. 
 
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. 
 
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional norte do instituto na capital. 
Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias