Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quarta 14 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/04/2021
Magic City
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
São Paulo Secretaria da Educação
CENTRO MÉDICO
GrupoIndy

Campanha Fique Sabendo tem início hoje em cidades da região

25 NOV 2015 - 07h01

 Tem início hoje a campanha Fique Sabendo, com objetivo de conscientizar e estimular o teste rápido para o diagnóstico de HIV, utilizando fluído oral e também teste para o diagnóstico de Sífilis. A testagem é voluntária e gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios.

A campanha seguirá até o dia 1º de dezembro, sendo que nesse último dia de ação, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Poá, estão previstas ações específicas, como o funcionamento do Serviço de Assistência Especializado (SAE), no fim de semana, no período das 8 às 16 horas, para a realização dos testes. Este serviço de saúde municipal se encontra em novo endereço, na Rua Fernando Pinheiro Franco, 260, na região central de Poá.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde poaense, mensalmente são realizados na rede básica de saúde, em torno de 200 testes rápidos. Para a campanha, a estimativa serão de 1,2 mil testes.

Recentemente, a Prefeitura de Poá capacitou enfermeiros em relação ao teste rápido, como foco em aumentar o número de profissionais aptos a aplicarem o teste e proporcionar o amplo atendimento.

FERRAZ

A meta de Ferraz de Vasconcelos é realizar dois mil testes neste ano.

A programação especial de 2015 da campanha Fique Sabendo será desenvolvida em Ferraz até1° de dezembro), quando se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e na sede do SAE (Rua Antônio Trevisan, 63, Centro), das 8 às 17 horas. Pessoas maiores de 12 anos não precisam estar acompanhadas dos pais.

Já no sábado, seis postos estarão abertos para receber a população, entre 8 e 17 horas - Vila São Paulo (Rua Vinícius de Moraes, 386 - Vila São Paulo), Jardim Castelo (Rua do Castelo, 78 - Jardim Castelo), CDHU (Rua Américo Trufelli, 261 - Parque São Francisco), Mário Squizato (Rua Raimundo Magrini, 210 - Jardim da Nações), Antônio Nhan (Rua Luiz Zandrini, 10 - Jardim Luiz Mauro) e Bela Vista (Rua Benedito Secundino Leite, 350 -Jardim Bela Vista). A unidade do SAE também vai atender aos munícipes no próximo sábado, excepcionalmente. Gratuito, o atendimento inclui aconselhamento pós-teste e a própria análise, que é feita de forma sigilosa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, a campanha é essencial para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção de DSTs e Aids. "Nossa intenção é fazer com que a população ferrazense faça o teste e previna o quanto antes essas doenças. Para tanto, estamos disponibilizando as 13 UBSs e o SAE para realizar os exames, que é rápido e indolor, e assim ultrapassar a nossa meta de dois mil munícipes", ressalta o titular da pasta.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias