Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Campanha Novembro Azul segue em Ferraz até o próximo dia 30

05 NOV 2015 - 06h59

Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando a todos os homens com idade igual ou acima de 40 anos exames preventivos ao câncer de próstata. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que acontece na cidade desde terça-feira nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II. A ação, que está sendo desenvolvida gratuitamente, deve chegar ao fim no próximo dia 30.



Durante este período, o público-alvo pode solicitar, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, nos postos de saúde, o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que identifica anomalia na glândula que produz o líquido espermático. A análise é feita com coleta de sangue. Para submeter-se ao exame, não é necessário agendamento prévio. Caso o resultado acuse algum tipo de alteração, a Secretaria de Saúde de Ferraz fará o encaminhamento do paciente para consulta com um urologista da rede.



Durante o Novembro Azul, também estão sendo oferecidos, de graça, exames que avaliam os níveis de colesterol (LDL e HDL), glicemia, hepatites B e C, sífilis, HIV e triglicérides. Palestras com temas referentes à saúde do homem estão sendo ministradas nas 13 UBSs da cidade. O principal objetivo da iniciativa é despertar no público masculino o interesse nos cuidados da saúde, adotando, entre outras medidas, o hábito de realizar exames de rotina (ao menos, uma vez ao ano) que possam identificar, precocemente, enfermidades, possibilitando maior chance de sucesso ao final do tratamento.



Segundo o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares, bem como sedentarismo e excesso de peso, e a prevenção continua sendo o maior aliado da saúde, assim como detectar qualquer alteração precocemente, oferecendo mais chances de cura e a garantia de se passar por tratamentos menos invasivos.



"A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e à frente do reto. Inicialmente, o câncer pode ser descoberto durante exame clínico. Alguns casos exigem toque retal, exame que ainda enfrenta a resistência por parte de muitos homens. Contudo, este tipo de análise, combinada ao resultado de exame de laboratório, é eficaz na identificação do problema. Se detectado o tumor, é feita, posteriormente, biópsia, para se confirmar se o câncer é benigno ou maligno", pontua Juracy.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias