Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 26 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/10/2020
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUZA ARAUJO
PMMC MULTI 2020
PMMC OUT ROSA

Caso de microcefalia pode ser o 1º relacionado ao zika vírus na região

08 JAN 2016 - 07h00

 O município de Arujá registrou um caso de bebê com microcefalia que pode ter relação com o zika vírus. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Saúde local, logo após ser notificada pela Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A mulher não teve sua identidade revelada, mas sabe-se que ela deu à luz no Hospital das Clínicas, na Capital de São Paulo. Criança e mãe ainda estão sob cuidados na unidade médica paulistana.

Este é o primeiro caso de microcefalia com uma possível relação com o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, no Alto Tietê.

Segundo o histórico da paciente relatado pela Secretaria de Saúde de Arujá, a mulher viajou para o Estado de Pernambuco durante o primeiro trimestre de gravidez e por isso pode se tratar de um caso importado.

Durante a gestação ela apresentou todos os sintomas clínicos de uma infecção por zika: manchas vermelhas pelo corpo, coceira e febre. Foram realizados exames para rubéola, toxoplasmose, sífilis, herpes e citomegalovírus, mas todos deram resultados negativos.

ESTADO

Atualmente, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo observa mais oito casos de microcefalia (má-formação cerebral) em recém-nascidos, possivelmente relacionados ao vírus zika, em todo o Estado.

Dois deles, em São Paulo e Santo André, assim como o de Arujá, estão sendo tratados como importados. Já os outros casos diagnosticados nas cidades de Campinas, Guarulhos, Mogi-Guaçu, Ribeirão Preto (dois casos) e Sumaré, são encarados como sendo "natural", contraído em cada município.

Se confirmado, esse será o segundo caso de zika vírus na região. Em dezembro do ano passado, Santa Isabel confirmou um caso da doença em um homem de 37 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o paciente havia viajado em março do ano passado para a Bahia, onde desenvolveu o zika.

Microcefalia x zika

A relação entre o zika vírus e a microcefalia foi confirmada pela primeira vez no fim de novembro pelo Ministério da Saúde brasileiro. A investigação começou após a constatação de um número muito elevado de gestações com má formação no cérebro em regiões que também tinham sido atingidas por casos de zika.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias