quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Saúde

Cidades da região apresentam trabalhos no enfrentamento à pandemia

Simpósio de Saúde do Condemat acontece no dia 14 de dezembro em evento fechado para técnicos e autoridades

07 dezembro 2021 - 12h30Por da Região

O Simpósio de Saúde do Condemat (Sicac) reúne 36 trabalhos exitosos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) das 12 cidades área abrangida pelo consórcio.  O evento acontece de forma presencial, obedecendo às regras de protocolos sanitários, na próxima terça-feira (14), em evento exclusivo para 180 autoridades públicas, bem como especialistas em saúde e epidemiologia.

Idealizado e realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o encontro tem participação das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Dos 36 trabalhos inscritos, 12 serão apresentados oralmente durante o evento. As iniciativas que serão apresentadas foram selecionadas por Comissão de Avaliação composta por membros do COSEMS/SP – Conselho Estadual de Secretários Municipais do Estado de São Paulo. Cada município terá um projeto apresentado.

Entre os trabalhos que foram inscritos estão dois de Arujá: “Vacinação em massa da Covid-19 no município de Arujá”, que aborda a iniciativa municipal que disponibilizou um sistema para o munícipe consultar a fila de espera para a vacinação, além de realizar o agendamento da aplicação da dose, de modo a evitar aglomeração; e “Emprego de Tecnologias no manejo do paciente sintomático respiratório por Covid-19”,  no qual foi analisado o uso de máscaras de mergulho em pacientes sintomáticos com o objetivo de retardar e até evitar a intubação.

Já Biritiba Mirim inscreveu o projeto “A importância do processo de imunização, visando o controle da pandemia e a queda do número de óbitos por Covid-19”, tendo sido feita uma avaliação de como a vacinação em massa no município foi fundamental para o controle de novas infecções, bem como na redução do número de mortes após a imunização de um número significativo de habitantes.

Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, foi responsável pela inscrição de três trabalhos. O projeto "Atendimento da demanda espontânea de pacientes suspeitos de Covid-19 em todas as UBS”, aponta os benefícios da ampliação dos acolhimentos de casos leves da doença nos postos de saúde, como forma de desafogar a unidade hospitalar. Outra iniciativa inscrita foi o “Uso de brinquedos recicláveis confeccionados artesanalmente para o estímulo da comunicação infantil durante a pandemia de Covid-19” apresenta formas de dar continuidade ao trabalho terapêutico e fonoaudiológico de crianças, mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social.

A Secretaria de Saúde de Guararema realizou a inscrição de cinco trabalhos no simpósio, entre eles estão o projeto “Utilização da terapia de Ventilação da Terapia Não-Invasiva (VNI) na enfermaria de comorbidades da Santa Casa de Misericórdia de Guararema”, que aborda a utilização do método VNI no tratamento de pacientes graves de Covid-19 e o “Prontuário Afetivo (PA)”, que foi desenvolvido com o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar e promover a interação entre os pacientes e seus familiares em um momento de fragilidade e medo que é a estadia na unidade de saúde.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, o Sisac será um grande encontro para mostrar a força das Secretarias de Saúde da região. “A pandemia alterou profundamente o funcionamento de muitos setores sociais, mas com muito empenho e dedicação, estamos superando as dificuldades”, finaliza.

De acordo com o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, o Sisac pretende exaltar e valorizar as ações tomadas pelos municípios para o atendimento das novas demandas geradas em tempos de pandemia. “Passamos por momentos delicados no qual cada Secretaria de Saúde se reinventou para manter os acolhimentos e disponibilizar tratamentos eficazes aos pacientes infectados pelo vírus”, explica.

O simpósio conta com o apoio das prefeituras abrangidas pelo Condemat, além de patrocínio de empresas locais, como a Suzano S.A; RV Imola; Sabesp; Grupo RFR; Açotubo; Dagan; Karina Plásticos; Lepe; Mirandinha; Mobensabi; Mogi Mater; Hospital Santa Maria; Sil Cabos; Tuckvan; Mars, Murc e Transguará.

O Simpósio de Saúde do Condemat será realizado no dia 14 de dezembro de 2021. Pelo site (simposiodocondemat.com.br), é possível acessar as informações sobre o evento. Já pelo Facebook (fb.com/condemataltotiete) e Instagram (@condemataltotiete), são postadas as atualizações sobre o encontro.

Deixe seu Comentário

Leia Também