Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 09 de julho de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 08/07/2020

Com atendimentos suspensos, Detran amplia serviços online

Entre os novos recursos que entraram para o catálogo de serviços online estão o licenciamento veicular anual

Por Carolina Rocha - da Região27 JUN 2020 - 18h54
Mais de 60 procedimentos podem ser realizados por meio da internetFoto: Jackeline Lima/Divulgação
Com os atendimentos presenciais suspensos em todo o Estado de São Paulo por conta da pandemia do novo coronavírus, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ampliou os serviços oferecidos pelos meios digitais. Ao todo, mais de 60 procedimentos podem ser realizados através do site e do aplicativo oferecido pelo órgão.
 
Entre os novos recursos que entraram para o catálogo de serviços online estão o licenciamento veicular anual, a renovação simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via da CNH, primeiro registro veicular e a transferência de veículos usados.
 
Além desses serviços, o cidadão pode realizar a emissão de certidão de pontos de histórico da CNH, registro de veículo zero km, certidão negativa e positiva de propriedade, consulta de endereço cadastrado, pesquisa de débitos e restrições com dados de vistoria (como quilometragem e fotos), consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência e a solicitação de defesas e recursos, entre outros.
 
Os atendimentos presenciais no Detran do Estado de São Paulo foram suspensos no mês de março, logo no início da pandemia do novo coronavírus. À época, o órgão disponibilizava de 40 serviços de trânsito online.
Medidas
 
O Detran também adotou medidas para diminuir os impactos causados pela pandemia. Em relação à fiscalização, ficam interrompidos por tempo indeterminado os prazos para renovação da CNH de condutores que estejam com a carteira vencida desde 19 de fevereiro.
 
Essa interrupção também vale para condutores que estejam com a Permissão Para Dirigir (PPD), para a expedição de Certificado de Registro de Veículos em caso e transferência de veículo adquirido desde 19 de fevereiro e para o registro de licenciamento de veículos novos.
 
Além disso, o prazo para a conclusão do processo de habilitação foi estendido de 12 para 18 meses para condutores que estejam realizando aulas práticas ou teóricas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias