Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO

Condemat discute propostas da região do Plano de Desenvolvimento

23 JUL 2016 - 08h00

A Câmara Técnica de Mobilidade Urbana realizou reunião para discutir propostas regionais a serem apresentadas no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). A convite do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o encontro, realizado na quarta-feira, contou com a participação de Thiago Escafange Silva, geógrafo da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), que apresentou os objetivos e encaminhamentos das propostas já inseridas na plataforma, assim como as diretrizes para a inserção das sugestões em âmbito regional.

O representante da Emplasa apresentou o site www.pdui.sp.gov.br, em que tanto órgãos públicos quanto a sociedade civil podem incluir propostas dentro dos eixos estruturantes. As sugestões são avaliadas por um corpo técnico que reúne representantes do governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Consórcios Públicos da Região Metropolitana de São Paulo, entre esses, o Condemat.

Os secretários e técnicos das prefeituras do Alto Tietê que participaram da reunião concordaram que este é o momento de reavaliar propostas de caráter regional, que possam trazer mais benefícios para o Alto Tietê, e ampliar a discussão de mobilidade urbana em todos os níveis. Algumas cidades, como Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, já chegaram a inserir na plataforma do PDUI propostas locais, que tem reflexo regional, como um corredor para transporte de média capacidade interligando Mogi à Itaquaquecetuba e a reorganização das linhas intermunicipais.

"O grande diferencial do PDUI em relação a outros estudos e planejamentos que já foram feitos é que está sentando todo mundo numa mesma mesa e todos estão opinando sobre propostas que são importantes para o contexto metropolitano. Por isso, é muito importante que as sugestões daqui já venham com esse caráter regional", ressaltou o representante da Emplasa.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana acontece no dia 17 de agosto, na sede do Condemat, onde serão discutidos propostas e projetos que serão inseridos na plataforma do PDUI, e que serão discutidos posteriormente nas oficinas e audiências públicas regionais, que serão realizadas nos próximos meses. "É mais fácil ter resultados com propostas estruturais para a nossa região", destacou Priscila Freire Silva, secretária municipal de Transportes de Mogi das Cruzes.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias