quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Condemat participa do programa Escola de Prefeitos da Oficina Municipal

Evento formativo contou com a presença de mais de 30 prefeitos que representam seis consórcios intermunicipais do Estado

02 dezembro 2021 - 16h16Por da Região

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) foi um dos seis consórcios intermunicipais do Estado que participaram do programa formativo Escola de Prefeitos, realizado pela Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, ligada à Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha.

A atividade contou com a participação de mais de 30 prefeitos. Pelo Condemat estiveram presentes o presidente Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Guti Costa (Guarulhos), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos) e Vanderlon Gomes (Salesópolis). 

Os demais chefes de Executivo participantes representaram os consórcios intermunicipais do Grande ABC, AMVAPA (Vale do Paranapanema), Codevar (Vale do Rio Grande), Codivar (Vale do Ribeira e Litoral Sul) e Civap (Vale do Paranapanema).

Durante o evento, que reuniu palestrantes de renome como o educador e ex-governador do Acre, Binho Marques, foi abordado como tema central a Inovação Política e Tecnológica na Gestão Municipal, com discussões nas áreas de Finanças Públicas, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública.

De acordo com a Oficina Municipal, o objetivo da formação foi de propor a integração e troca de experiências entre os prefeitos, apresentação de conteúdos estratégicos sobre a gestão municipal, atualização sobre a inovação na administração pública, reflexão sobre o aperfeiçoamento das instituições políticas e o incentivo à cooperação por meio de consórcios intermunicipais.

Para o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, a atividade formativa para os prefeitos trouxe grandes benefícios e aprendizados para a atuação conjunta dos prefeitos em prol do desenvolvimento regional.

“Nós entendemos que é cada vez maior a necessidade de os gestores realizarem discussões de forma consorciada, bem como adotarem medidas conjuntas, de modo a promover um desenvolvimento integrado na região. A Escola de Prefeitos foi uma grande oportunidade para absorvermos conhecimento e trocarmos ideias. Da mesma forma que o Condemat, que reúne a segunda maior população do Estado, totalizando mais de 3 milhões de habitantes, também contribuiu muito para o sucesso do evento com o compartilhamento de experiências”, disse.

Oficina Municipal

A Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública foi fundada em 2002 e desde então oferece programas de formação política e capacitação em gestão pública para um público que já ultrapassou a casa de 30 mil cidadãos e gestores municipais.

Neste ano a Oficina Municipal desenvolveu o programa Melhoria na Educação, em parceria com a Câmara Técnica de Educação do Condemat e com o apoio do Itaú Social, com o objetivo de fortalecer as equipes técnicas das prefeituras com atividades de formação humana e capacitação em temas relacionados à gestão pedagógica, administrativa e financeira.

O programa contou com a realização de encontros formativos virtuais e presenciais com atuação em quatro eixos estratégicos: Gestão da Educação na Pandemia; Gestão Orçamentária da Educação Municipal; Gestão da Educação em Consórcios e Transição da rede municipal para a estadual.

Também foram desenvolvidos projetos em parceria com a Câmara Técnica de Finanças do Condemat.

Deixe seu Comentário

Leia Também