Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quarta 22 de setembro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/09/2021
CREA-SP
PMMC REDESCUBRA MOGI - TODA QUINTA
GrupoIndy
SEC DE GOVERNO - CAMPANHA: CORONAVIRUS - VALE GÁS - FASE II
PMMC REDESCUBRA MOGI

Deputados buscam ações para ajudar Poá a manter título de estância turística

Nesta sexta o DS informou que a cidade pode perder título; parlamentares da região se movimentam para ajudar

Por Matheus Cruz - de Suzano11 SET 2021 - 10h00
Marcos Damásio, André do Prado, Estevam e Gambale articulam ações para ajudar PoáFoto: Divulgação
Os deputados estaduais do Alto Tietê receberam com preocupação a notícia de que Poá pode perder o título de estância turística. A fim de garantir que o município mantenha o título e siga recebendo investimentos do Governo do Estado, os parlamentares buscam através da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), formas legais para reverter a situação.
 
Nesta semana, o deputado Estevam Galvão (DEM) realizou uma reunião com a prefeita de Poá, Márcia Bin (PSDB), para tratar deste assunto e analisar a situação. Segundo ele, o diálogo necessário será feito.
 
“Recebi nesta semana a prefeita de Poá, que está extremamente preocupada com a possibilidade de o município perder a titularidade de Estância Turística, conquistada há muitas décadas. Vamos juntos dialogar com o Governo do Estado e buscar caminhos para reverter esse cenário”, afirmou o deputado.
 
Na agenda de Estevam, já consta para a próxima semana um novo encontro com a chefe do Poder Executivo de Poá na Alesp, a fim de analisar as formas legais de reverter a situação e garantir que o município não perca investimentos.
 
Com o mesmo objetivo de garantir o título à Poá, o deputado André do Prado (PL) também está trabalhando para ajudar o município.
 
“Assim que fui informado desse arbítrio, apresentei emenda ao projeto (PL 582/2021) que versa sobre o tema a ser apreciado pela Assembleia Legislativa, reinserindo Poá na lista de municípios detentores do título de estância hidromineral”, explicou.
 
O parlamentar pretende ainda sensibilizar colegas da Alesp e membros das comissões onde o assunto será discutido, com o intuito de que o pedido seja aprovado e a cidade possa continuar captando os recursos.
 
Em balanço sobre a atual situação do município, André destaca a dificuldade motivada pela perda de arrecadação nos últimos anos, o que vem prejudicando a cidade e o fluxo de caixa.
 
“A cidade vem sofrendo com a queda brusca de sua arrecadação e tenta se reequilibrar financeiramente. Inclusive, por conta disso, eu e o deputado federal Marcio Alvino destinamos uma emenda de R$ 3 milhões para custeio de saúde com o intuito de ajudar a ajustar o fluxo de caixa do município”, detalhou André.
 
Acompanhando o ritmo dos parlamentares, o deputado Marcos Damasio (PL) também está se movimentando sobre o tema. Em sua avaliação, Poá não pode perder mais esta fonte de recursos.
 
“Já solicitamos agenda com o vice-governador Rodrigo Garcia. A cidade não pode perder mais esta fonte de recurso, o turismo é um setor importante que agrega emprego e renda. Sei que a administração municipal está tomando todas as medidas para resolver a questão técnica e vamos contribuir no que for possível junto ao Estado para que a perda do título e da verba seja afastada definitivamente”, declarou ao DS.
 
Da mesma forma, o deputado Rodrigo Gambale (PSL) avalia que Poá “já sofreu e já perdeu tanto com a arrecadação de ISS, e não pode tomar mais um golpe como esse”. “Vamos lutar para que continue sendo contemplada com auxílio do Governo do Estado como estância turística”, completou Gambale. 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias