Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 25 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
Pmmc Sarampo
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Em 3 meses, região registra 50% dos casos de leptospirose de 2015 inteiro

20 MAR 2016 - 08h00

 O número de casos de leptospirose nos três primeiros meses deste ano em quatro cidades do Alto Tietê correspondem a 50% do total de registros de todo o ano de 2015. De janeiro a março deste ano, foram quatro confirmações da doença em Suzano, Poá, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos. Já de janeiro a dezembro do ano passado, houve oito registros.

Quanto à quantidade de casos suspeitos da doença, até o momento, os quatro municípios apontados contam com 27 registros. Nestes mesmos locais, em 2015, foram 58. Enchentes, como ocorreram em janeiro na região, tornam maior a probabilidade de contrair a enfermidade, uma vez que o contato com a água que sobe dos bueiros pode conter urina de rato, na qual está a bactéria. Apesar de ainda estar no terceiro mês do ano, o período de chuvas constantes se encerra no fim deste mês.

Segundo a Prefeitura de Suzano, neste ano foram notificados quatro casos, sendo dois confirmados. No mesmo período do ano passado foram notificadas cinco ocorrências, enquanto que no ano todo de 2015 foram 10. "Esta é uma doença de notificação compulsória e investigação obrigatória com inspeção nos locais de risco pelos agentes de Zoonose. São dadas orientações sobre prevenção à população, além de apresentação de sinais e sintomas no período de 30 dias", pontua.

A administração frisa ainda que a população deve evitar jogar lixo e entulho nos córregos, bueiros ou ruas, manter os alimentos guardados em recipientes fechados, em locais elevados do solo e manter a cozinha limpa, sem restos de alimentos. Outras ações como armazenar o lixo em recipientes fechados e colocar pouco antes dos coletores passarem, também evita a aproximação dos ratos.

Em Poá, a Secretaria de Saúde aponta 13 notificações da doença neste ano. Porém, nenhum caso confirmado. Em 2015, a cidade emitiu 13 notificações, sendo um caso confirmado de uma mulher, 50 anos, dois inconclusivos e 10 negativos.

Mogi registrou até o momento cinco casos suspeitos, dos quais dois foram confirmados, dois descartados e um aguarda resultado. No último ano, foram registrados foram registrados 16 casos suspeitos. Do total, cinco foram confirmados, sendo que quatro deram resultado positivo no primeiro quadrimestre. Além de ações educativas voltadas para o descarte correto de lixo, entulho e detritos, a Prefeitura faz aplicação de produtos em margens de rios, córregos e bueiros, durante períodos de estiagem.

A Secretaria de Saúde de Ferraz registrou cinco casos suspeitos neste ano. Destes, quatro foram descartados e um está em investigação. Em 2015, foram notificados 19 casos, sendo dois confirmados. Nos três primeiros meses do ano foram emitidas 13 notificações. No período, um caso foi confirmado. Ainda segundo a pasta, não existe um perfil dos contaminados, uma vez que a pessoa pode se infectar por meio do contato com água de enchentes contaminadas com a urina de roedores.

Entre as ações preventivas realizadas pela municipalidade estão a busca ativa de possíveis novos casos, educação preventiva e orientação à população. "Após enchentes, deve-se lavar com água e sabão pisos, paredes, bancadas e objetos caseiros. Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser desprezados. Se a caixa d'água for invadida pela enchente, não pode utilizar a água até a desinfecção", alerta.

LEPTOSPIROSE

A leptospirose é uma doença infecciosa grave e se não for tratada com rapidez pode levar o doente a morte. Ela é causada pela bactéria leptospira - eliminada principalmente pela urina de roedores. Os sintomas da doença aparecem de um a 30 dias depois do contato com a bactéria. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores no corpo - principalmente na perna, fraqueza, calafrios e coloração amarelada da pele.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias