Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 22 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Em cerimônia virtual, Gian Lopes entrega reservatório do piscinão

Projeto idealizado em 2004, pelo ex-prefeito Eduardo Carlos Felippe, o Eduardão, enfim está concluído e ajudará no combate às enchentes no município

Por de Poá04 AGO 2020 - 16h40
Projeto do piscinão foi inicialmente idealizado em 2004Foto: Flavio Aquino/Decom Poá

O prefeito de Poá, Gian Lopes, ao lado de secretários municipais e vereadores, entregou na manhã de hoje (4/8) o reservatório do Piscinão da Vila Romana. O projeto, que teve início em 2004, foi idealizado para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso. Devido às medidas preventivas contra o novo Coronavírus, o evento foi transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Poá e do chefe do Poder Executivo.

“O combate às enchentes em Poá sempre foi uma grande preocupação da nossa administração. Encontramos essa obra do Piscinão paralisada e trabalhamos muito para concluí-la. A entrega do reservatório do piscinão é crucial para evitarmos o registro de enchentes e alagamentos na cidade. Também é preciso parabenizar a iniciativa do ex-prefeito Eduardo Carlos Felippe, o Eduardão, que deu início a este projeto e agora tenho a felicidade de entregá-lo para a nossa população”, explicou o prefeito.

O ex-secretário de Obras do governo Eduardão, João Francisco França Lopes, reforçou que foi feito um projeto em 2004 para construção do Piscinão da Vila Romana. “Apresentamos o projeto para os governos do Estado e Federal para conseguir os recursos. Já nesta época foi detectado que precisaríamos de um complexo como este para o combate às enchentes na cidade. Pra mim é motivo de muita alegria e satisfação ver a conclusão dessa obra” comentou.

O atual secretário de Obras, Augusto de Jesus, disse ser um momento histórico para Poá e ressaltou que todas as bombas do reservatório de água também estão funcionando. “Existe um sistema automático de controle de nível do reservatório e do Córrego Itaim através de sensores. Com isso o acionamento das bombas é automático, não necessitando um de um operador local. Na prática, o piscinão já está em operação há alguns meses para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso, porém agora com 100% da sua capacidade”.

O piscinão tem 14 metros de profundidade e capacidade de armazenar até 210 milhões de litros de água. O reservatório conta com sete bombas para a drenagem, sendo que seis delas são de alta capacidade, com vazão de 500 litros por segundo, e uma de menor potência para auxílio na retirada da água acumulada abaixo de meio metro de profundidade.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIP), Rodolfo Zaharansky Filho, comemorou a conclusão das obras do reservatório do Piscinão da Vila Romana. “Como morador de Poá, comerciante e presidente da ACIP, posso falar com propriedade que as enchentes são um problema crônico e antigo no município e hoje contamos com esse equipamento pronto que será essencial. Hoje o comerciante e empresário da cidade observa novas possibilidades de negócios, já que não terão mais grandes prejuízos com os alagamentos regulares que eram registrados todos os verões”.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias