Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 30 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/10/2020
PMMC MULTI 2020
PMMC COVID VERDE
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubro

Ensino integral será apresentado em congresso realizado na Argentina

28 MAI 2016 - 08h00

 Com mais de 23 mil crianças atendidas em 136 unidades escolares, o trabalho realizado pelo Programa Escola de Tempo Integral, desenvolvido desde 2009 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, prepara-se para ultrapassar as fronteiras brasileiras. A experiência mogiana será apresentada na próxima quinta-feira, no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado na cidade de Rosário, na Argentina. Foram mais de 400 iniciativas inscritas e Mogi ficou entre as 120 aprovadas.

O congresso, que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, tem como tema “Os territórios da convivência nas cidades”, visando à construção de cidades mais justas, que estimulem a solidariedade e respeitem a diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social. A apresentação mogiana faz parte do eixo “O desafio da igualdade nas cidades”. O evento também conta com os eixos sobre a construção e a forma de se habitar as cidades.

“O trabalho que temos feito nos últimos anos com o período integral caminha na mesma direção do que o congresso está apresentando como tema. Estamos construindo uma cidade mais justa, em que nossas crianças têm as mesmas oportunidades, que as de famílias mais abastadas. São oportunidades que elas não teriam fora da escola, a possibilidade de aprender música, língua estrangeira, esporte, dança. Estão surgindo talentos que poderiam passar despercebidos a vida toda”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

O tema apresentado será “Educação Integral em tempo integral: ampliando horizontes e oportunidades”. As representantes mogianas serão as supervisoras de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Valquiria Bena Tamura Nabaretti e Heliana Barbosa Corrêa, que acompanham o programa desde o início. Valquiria foi diretora da Escola Municipal Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson, uma das três primeiras unidades a contar com o período integral para alunos do ensino fundamental.

Tempo Integral

Com o investimento realizado nos últimos sete anos na construção de novas unidades, Mogi das Cruzes alcançou com anos de antecedência a meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que prevê a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Mogi das Cruzes atende 23.122 alunos atendidos em período integral, o que representa 51% do total de alunos da rede municipal, em 136 escolas, 68% do total de unidades escolares municipais.

Pelo programa Escola de Tempo Integral, os alunos ficam nove horas na escola. Participam da formação básica em um período e no outro, são oferecidas oficinas esportivas, intelectuais e culturais. Os alunos recebem também cinco refeições diárias: café, colação, almoço, colação e jantar. Um cardápio balanceado e nutritivo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias