Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 21 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Equipes do Estratégia e Saúde da Família visitam vítimas de enchente

22 JAN 2016 - 07h01

 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), mobilizou agentes comunitários para realizar ações de educação em saúde casa a casa visando eliminar consequências nos bairros atingidos pela enchente que ocorreu em Poá no dia 9 de janeiro.

Ao todo, nove equipes são responsáveis pelo acompanhamento de famílias promovendo dicas de prevenção e proteção à saúde da comunidade. São enfermeiros, médicos generalistas, auxiliares e agentes comunitários que vão até a residência das pessoas afetadas pela enchente e orientam como agir após o alagamento. “Além do exame clínico feito pelo médico, que ao constatar algum problema no paciente já faz a prescrição do medicamento, é passada uma série de orientações sobre higiene dos alimentos, roupas, móveis e utensílios de cozinha, por exemplo, além da distribuição de cloro”, explicou Alexandre Russo, secretário municipal de Saúde de Poá.

Segundo o chefe da pasta, atualmente, 35% da área total da cidade é atendida pelo projeto. Mesmo assim, é preciso alertar as pessoas para alguns cuidados como: desinfecção do piso, das paredes e dos utensílios e mobiliários dos imóveis que tenham sido inundados, assim como as ações para o tratamento de poços d’água e da lama (higiene e saneamento); cuidado quanto ao consumo de água e alimentos; descarte de alimentos e água contaminados; vacinação dos casos em atraso, principalmente antitetânica; destino adequado do lixo (resíduos em geral); ficar atento quanto a sinais das doenças relacionadas a inundações: leptospirose, doenças diarreicas, hepatite A e E, tétano, cólera e febre tifoide. “Os moradores não podem esquecer do combate à dengue. É preciso eliminar materiais que possam acumular água, devido ao mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e outras duas doenças: zika vírus e chikungunya”, disse.

Outras orientações são utilizar Equipamentos de Proteção Individual (luvas, botas,etc.) nas atividades de limpeza e remoção de resíduos nas áreas afetadas e procurar atendimento médico em caso de febre, dor no corpo, dor de cabeça ou mal estar.

Além das orientações do secretário, as equipes que vão até as casas entregam materiais para desinfecção do local, como hipoclorito de sódio 2,5 %, por exemplo. Desde o início dos trabalhos nas áreas atingidas pela enchente, o programa ESF da Secretaria Municipal de Saúde de Poá já auxiliou aproximadamente 730 famílias poaenses.

ESF

O programa Estratégia de Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de implementar a atenção primária em saúde e mudança do modelo assistencial vigente no País.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias