Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 23 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Ferraz entrega 232 kits de capacitação do Pnaic a gestores de escolas

23 OUT 2015 - 07h01

 Ao todo, 232 kits com três cadernos de capacitação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foram entregues aos gestores das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos. O material veio do Ministério da Educação e os diretores das escolas retiraram os livros na Secretaria de Educação (Rua Rui Barbosa, 295 - Vila Romanópolis), para assim distribuírem aos mais de 200 professores que fazem parte das formações.

O primeiro caderno tem como tema "Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares nacionais da educação básica e o ciclo de alfabetização". O segundo trata-se da "A criança no ciclo de alfabetização", já o terceiro tem como título "Interdisciplinaridade no ciclo da alfabetização". Os três volumes trazem sugestões e rotinas de aprendizagem e projetos para o melhor ensino dentro dos terceiros anos das escolas municipais.

De acordo com a secretária da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, apesar dos livros serem usados nas formações do Pnaic, os professores também podem usá-los dentro da sala de aula.

Dois encontros do Pnaic já foram realizados neste ano, o terceiro está marcado para o dia 7 de novembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Bernardino Corrêa (Rua Jorge Tibiriçá, 440, Vila Corrêa), das 8 às 16 horas.

O próximo encontro contará, na parte da manhã, com palestra da professora de Educação Especial, Maria Aparecida da Silva D'vila, que falará sobre currículos inclusivos para os professores alfabetizadores. No período da tarde, a reunião dará espaço á oficinas de arte, que serão ministradas pelos professores da rede municipal de ensino.

Para Valéria, os encontros do Pnaic já têm dado resultados e garante que o material novo só tem a agregar nas formações. "Já vamos para o nosso terceiro encontro, e no quarto encontro que acontece em dezembro, vamos ver as apresentações dos produtos finais dos professores que participam das reuniões. Este material que o governo federal nos mandou, tenho certeza, que vai gerar novas estratégias de ensino para os professores, modificando também toda estrutura escolar", afirma.

O prefeito em exercício em Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto, aponta que os encontros mudam desde o ensino até a postura do professor em sala de aula. "Nossos supervisores de ensino têm visitado às escolas e já perceberam que realmente, os professores têm levado o que aprendem nos encontros do Pnaic, para dentro da sala de aula. Nossos índices de alfabetização têm melhorado, pois nosso foco está sendo o aluno e é assim que deve ser. Trazendo esta formação continuada aos professores, melhoramos nosso ensino e isso reflete nas nossas crianças", conclui Izidro.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias