Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 25 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/10/2020
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID VERDE
Pmmc Sarampo Outubro
ÚNICCO POÁ

Força-tarefa em Poá capacita GCM para atuar na fiscalização do trânsito

22 SET 2015 - 08h01

 Com foco na melhoria da segurança e qualidade dos serviços prestados pela Guarda Civil Municipal (GCM), Poá iniciou ontem, no plenário da Câmara, o Curso de Formação dos Integrantes da Corporação Municipal para Qualificação e Requalificação, conforme determina a lei federal 13.022/2014.

O curso, que terá a duração de 12 meses, será feito por meio de ciclos de aulas de capacitação. A primeira etapa será referente ao Código Brasileiro de Trânsito, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que as cidades de todo o País que tenham GCMs podem fiscalizar o trânsito e aplicar multas por meio destes agentes.

Nesta decisão, a Secretaria de Segurança iniciou o curso com a realização do seminário 'A Guarda Civil Municipal na Proteção do Trânsito'. As palestras foram ministradas pelo instrutor Montovani Franco e por José de Almeida Sobrinho, secretário de transportes e trânsito da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo.

O prefeito Marcos Borges (PPS), que esteve no seminário, parabenizou a Secretaria de Segurança pelo trabalho realizado na cidade e salientou a importância da qualificação que será repassada aos GCMs.

Para Borges, além de atender aos GCMs que já são capacitados, o novo curso prepara os demais integrantes da corporação de outras carreiras, como os antigos Guardas Patrimoniais.

"Esta primeira etapa referente ao Código Brasileiro de Trânsito, irá preparar os nossos guardas para atuarem com competência na ordenação e fiscalização do trânsito poaense e assim colaborar para a melhoria da segurança e da qualidade do serviço que é prestado à população".

Curso de formação

Durante 12 meses os integrantes da GCM passarão pelo curso de formação, o qual qualificará antigos 60 Guardas Patrimoniais que, por causa do novo estatuto dos servidores públicos, passaram ser reconhecidos como guardas civis, e requalificar os atuais GCMs.

O primeiro ciclo terá 100 aulas referentes ao Código Brasileiro de Trânsito e tudo que se refira ao tráfego. Segundo informou o secretário de Segurança Pública de Poá, Carlos Setsuo, ao todo serão 1,2 mil horas de aulas divididas em duas vezes por semana das 9 às 17 horas.

Na grade do curso consta entre outros assuntos, formação em ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública, legislação, técnicas de proteção coletivo e individual, procedimentos operacionais, entre outros conhecimentos.

Conforme explicou o secretário, ao final do curso, os antigos guardas patrimoniais serão avaliados para ingressar efetivamente nas funções que são pertinentes aos guardas civis.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias