Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 30 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/10/2020
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID VERDE
PMMC MULTI 2020
Região

Gestores de finanças participam de reunião sobre o PIX

Encontro virtual promovido pelo Condemat serviu para apresentar novo sistema de transações monetárias

Por da Região09 OUT 2020 - 16h20
Gestores de finanças participam de reunião sobre o PIXFoto: Divulgação

Os gestores municipais que integram a Câmara Técnica de Finanças do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram nesta semana de uma reunião virtual para apresentação do PIX, novo sistema de transações monetárias que entra em vigor em 16 de novembro e teve o cadastramento de chaves iniciado na última segunda-feira.

A reunião teve a participação de representantes da Superintendência de Governo da Caixa Econômica Federal para o Alto Tietê e teve o objetivo principal de explicar como funcionará o PIX, esclarecer as dúvidas e apresentar as possibilidades de uso do sistema pelas prefeituras.

O PIX serve para pagamentos e transferência, com a vantagem de permitir operações em qualquer horário e com rapidez. Ele poderá ser usado por todos que possuem conta bancária, sejam pessoas físicas ou jurídicas, padronizado pelo Banco Central.

Para o cidadão, o PIX oferece vantagens como inclusão financeira; redução de custos (as transferências entre pessoas físicas não serão tarifadas); integração digital e ambiente aberto, visto que se destina à utilização por meios digitais; disponibilidade e conveniência; agilidade; simplicidade; rastreabilidade e segurança; multiplicidade de usos.

“Para o cliente, destaca-se a praticidade e rapidez, modernidade de gestão, redução de inadimplência, melhoria na prestação de contas, posicionamento ágil ao cidadão, eficiência, economia e rastreabilidade”, apontaram Cleber Alessandro dos Santos, superintendente Executivo de Governo da Caixa nos Municípios do Alto Tietê, e Regiane Ferreira Lemos, gerente de clientes.

“É um modelo novo de transações, que se espelha ao que já funciona em outros países, e que traz principalmente mais facilidades. É importante para os gestores conhecerem detalhadamente as possibilidades e esclarecer as dúvidas para organizar as finanças dentro dos municípios”, concluiu Caio César Vieira de Araújo, coordenador da Câmara Técnica de Finanças do Condemat.

Todas as instituições financeiras e instituições de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativas, são obrigadas a participar do PIX, ofertando a seus clientes todas as suas funcionalidades de iniciação e de recebimento de pagamentos. E para utilizar o sistema é preciso fazer o cadastramento prévio diretamente com as instituições financeiras.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias