Após iniciar as tratativas no final de julho deste ano, a Secretaria de Saúde de Poá concluiu os trâmites para transformar o Hospital Municipal Guido Guida em Pronto Atendimento 24 Horas (PA).
A iniciativa teve como objetivo reduzir os custos gerados pelo hospital e, consequentemente, manter o atendimento à população, em razão da grave crise financeira que a cidade enfrenta.
De acordo com a responsável pela pasta, Claudia Cristina de Deus, os problemas financeiros e de Recursos Humanos (RH) são os principais problemas que dificultam a manutenção do Guido Guida, já que não contam com recursos estaduais.
“A prefeita Marcia Bin, assim como toda a administração municipal, tem trabalhado para sanar as dívidas e equilibrar a saúde econômica da cidade, seja por redução dos vencimentos dos servidores municipais e subsídios dos secretários, vice-prefeito e prefeita, revisão de contratos, devolução de prédios locados, entre outros. Em relação ao hospital, diversas reuniões e estudos foram realizados e optamos pela alteração e, hoje, o Guido Guida já atua como Pronto Atendimento 24 Horas”, afirmou.
A secretária ressaltou que a alteração de hospital para Pronto Atendimento 24 Horas não afetou os serviços destinados à população.
“É bom frisar que todos os serviços foram mantidos como, por exemplo, o atendimento clínico para adultos, assim como a Porta Covid que se manteve com atendimento separado para os pacientes com suspeita ou infecção pela Covid-19 e a pediatria que também está no Guido Guida com triagem, instalações (inalação, observação e medicação), também serão separadas dos demais atendimentos”, afirmou Claudia.
Segundo a responsável pela Pasta, a mudança para Pronto Atendimento 24 horas diz respeito apenas às internações que deixaram de ser feitas no local.
“Os pacientes que chegam ao Guido Guida necessitando de internação, são recebidos e colocados em observação, posteriormente, são transferidos para os hospitais de referência (Santa Marcelina – Itaquaquecetuba e o Regional Dr. Osíris Florindo Coelho – Ferraz de Vasconcelos), ou seja, ninguém fica sem atendimento ou deixou de encontrar algum serviço em virtude da mudança. Estamos reorganizando o atendimento e funcionamento do P.A e, ao mesmo tempo, a saúde financeira da cidade com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço na esfera da saúde, bem como em todo o município”, finalizou a secretária.