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Hospital Municipal de Mogi lança programa de gestão por competência

02 JUN 2016 - 08h00

 A implantação da gestão por competência no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) teve início. A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos gestores da unidade e complementa outras capacitações e atividades de educação continuada desenvolvidas junto aos profissionais por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS).

O PDI é uma das principais estratégias para melhorar o desempenho dos colaboradores que ocupam cargos de liderança. "Os processos de melhoria fazem parte da rotina do Hospital Municipal e também de outras unidades de saúde do município. Isso porque a saúde pública não é uma obra pronta, acabada, mas uma série de equipamentos, programas e ações desenvolvidas de forma integrada para aumentarmos a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados aos mogianos", explica o prefeito Marco Bertaiolli (PSDB).

Trata-se de um importante programa de desenvolvimento de carreira e tem por finalidade alinhar as expectativas do hospital à do profissional, além de descobrir futuros líderes. O PDI também estabelece um sistema eficaz que auxilia no fortalecimento do potencial do gestor, o que resulta na melhor prestação do serviço e no alcance das metas.

A coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Municipal, Tatiana Colella, responsável por implantar o PDI, explicou que o foco "é aumentar o engajamento e a motivação, deixando claro quais são as habilidades e as competências mais importantes para o sucesso da organização e como elas podem ser aprimoradas e aplicadas da melhor maneira possível".

Segundo Tatiana, em 2015, o setor de Gestão de Pessoas do hospital fez um levantamento das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores de nível tático. "Este mapeamento foi realizado com a participação desde a alta direção até o nível operacional, com amostras de cada setor para que todos pudessem participar e termos um perfil mais próximo da realidade. O resultado deste trabalho foi a identificação das necessidades e das deficiências dos gestores", contou.

Os dados obtidos no levantamento foram então analisados e validados pela direção do hospital. "Cada diretoria mapeou as competências de sua equipe. Durante esta minuciosa avaliação identificamos os grupos e a partir da necessidade dos gestores foi elaborado o PDI", explicou. O Plano está sendo implantado em etapas: a primeira delas foi a sensibilização; em seguida, ocorreu os levantamentos comportamentais e técnicos; depois, o diagnóstico das competências funcionais; revisão de toda a descrição de cargos; implantação do PDI; treinamento dos gestores; e ciclos de avaliação.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes há dois anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Administração Municipal.

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