terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Itaquá inaugura oitava escola e anuncia retorno presencial para dia 4

Escolas municipais poderão receber alunos com até 50% da capacidade e creches abrem no dia 18

23 setembro 2021 - 21h07Por Matheus Cruz - de Itaquá
A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou nesta quinta-feira (23) a creche subvencionada Dr. Edgard Romano Garcia Ruiz, localizada no Jardim Odete. Esta é a 8ª unidade escolar inaugurada desde o início da atual gestão. A expectativa do Executivo é abrir mais quatro creches até dezembro.
 
Ao todo, a nova instalação possui vaga para 130 crianças de 0 a 3 anos de idade e conta com seis salas de aula, além de cozinha, refeitório, secretaria, lavanderia, brinquedoteca e parque.
 
A expectativa do Executivo é de que as creches passem a receber alunos de forma presencial a partir do próximo, dia 18 de outubro. 
 
Antes, no dia 4, está previsto o retorno das aulas na modalidade presencial em toda a rede municipal com capacidade de até 50% de alunos.
 
A cerimônia de inauguração contou a presença do prefeito Eduardo Boigues (PP), vereadores, dos secretários de Educação e Transportes Lucas Costa, e Rogério Tarento, respectivamente, além da da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquá.
 
Os familiares do homenageado Dr. Edgard Romano, que leva o nome da escola, também estiveram presentes. O advogado construiu história marcante para o município, sobretudo na educação. Vereador por dois mandatos, o decano também ministrou aulas de língua portuguesa, vindo a falecer em junho de 2019.
 
De acordo com o secretário de educação Lucas Costa, a abertura de mais uma unidade educacional representa o pedido feito pelo chefe do Executivo no início do mandato, que pretende inaugurar 12 escolas em um ano.
 
“Essa é a oitava unidade inaugurada em nove meses de gestão. Ele (Boigues) tem o sonho de inaugurar 12 em um ano e estamos correndo atrás, estamos quase chegando. Para as famílias isso é muito importante. As mães vão conseguir trabalhar”, pontuou.
 
Quando assumiu a gestão da pasta, em janeiro, Lucas lembra que a cidade tinha uma demanda de mais de três mil crianças sem vagas. Segundo ele, hoje o número já caiu para menos de dois mil. Além das conquistas já alcançadas, Boigues pontua o desafio que é enfrentar o número de novos nascidos na cidade todos os meses. 
 
“O investimento na educação é o que garante o futuro de uma cidade e de um país. Hoje inauguramos a 7ª creche subvencionada e mais uma escola municipal, sendo ao todo, oito unidades. Itaqua está chegando a 5 mil vagas em toda a cidade, nascem mais de 300 pessoas por mês na cidade, então a gente quer aumentar esse número”, disse.
 
Segurança
 
No âmbito da segurança pública, o chefe do Executivo também mantém boas expectativas e prevê a entrega de 22 novas viaturas para a GCM com dez novas motos. 
 
Os veículos também ficarão à disposição para a Guarda Ambiental e a Patrulha Maria da Penha, que terá uma viatura exclusiva para o atendimento a vítimas de violência doméstica. 
 
Além disso, a expectativa é entregar nos próximos meses a nova base da GCM da cidade, que ficará no Parque Marengo.

Deixe seu Comentário

Leia Também