quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Inclusão

Jornalista da região lança livro sobre educação inclusiva

Em seu capítulo, Suéller Costa destaca as potencialidades da Educomunicação para a integração dos alunos no processo de escolarização

28 julho 2021 - 14h10Por da Região

A jornalista, professora e educomunicadora Suéller Costa lança nesta quarta-feira (28), às 20 horas, o livro “Educação Inclusiva & A Parceria da Família”. A publicação é composta por 25 profissionais de diferentes áreas, em especial a da saúde e educacional, que se uniram para destacar a inclusão com o olhar da ciência, baseando-se em experiências de especialistas e familiares que convivem com o segmento. Trata-se de um trabalho coletivo, coordenado pela professora e neuropsicopedagoga Elaine Miranda e publicado pela Editora Literare International Books. Em razão da pandemia, o lançamento será virtual, pelo Canal do Youtube da editora, e pode ser conferido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Oa2eTtZoE4Q.

Em seu capítulo, intitulado “A inclusão no processo de escolarização sob a perspectiva da educomunicação”, Suéller Costa apresenta este campo, que atua na interface da comunicação e educação, e o destaca como uma das possibilidades para tornar o ensino inclusivo, no sentido do direito à comunicação, à expressão e à participação dos educandos. Seu relato é inspirado em suas pesquisas na área e nas experiências obtidas nos tempos de pandemia, em especial, no período em que o ensino foi realizado de forma remota. Além de jornalista, a autora atua como professora da educação básica, e, em meio às mudanças nos sistemas de ensino, tem encontrado na educomunicação um dos caminhos para inovar suas práticas, aliando as mídias e as tecnologias no processo de aprendizagem.

A publicação nasceu a partir de uma constatação: a urgência de proporcionar aos alunos e suas famílias uma educação inclusiva de qualidade, por meio da capacitação de professores e demais profissionais envolvidos nesse processo. Pautados por evidências científicas, os autores, que são profissionais de formações distintas, abordam nessa obra o tema educação inclusiva em seus diversos aspectos, relatando experiências em clínicas, escolas e nos lares familiares. Há, também, relatos de famílias, que compartilham suas vivências e impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais abrangente sobre o assunto.

A obra é integrada pelos seguintes especialistas: Adelaide Manfre, Andrea Franco de Mello, Andressa Azevedo Boracini, Bruna Mello, Cintia Nogueira, Daniel Carmo, Deborah Kerches, Fernanda Diniz de Oliveira Campos, Fernanda Renata Moro Martins de Sá, Grace Mascarenhas, Jacineide Cintra, Josiane Magrin, Kátia Miranda, Liliane Senhorini Cerrato, Lucelmo Lacerda, Luciana Xavier, Márcia Ribeiro, Mariana Marqueze Kastropil, Mariella Zuccon, Monaliza Nabor, Nataly Oliveira s. Correia, Poliana Ferreira, Romeu Sá Barrêto e Suéller Costa.

Deixe seu Comentário

Leia Também