Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 30 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/10/2020
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubro
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC MULTI 2020
Região

Maioria dos candidatos a prefeito é homem, branco e tem média de 46 anos

Dados presentes no portal do TSE apontam que 81% são brancos e 84% são homens; quatro de etnia negra e doze são mulheres

Por Fernando Barreto - da Região11 OUT 2020 - 05h00
Maioria dos candidatos a prefeito é homem, branco e tem média de 46 anosFoto: Arquivo/DS
A maioria dos candidatos que concorrem como prefeitos no Alto Tietê nas eleições deste ano é de homens, brancos com idade média de 46 anos. Os dados foram analisados pelo DS a partir do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
A representatividade feminina nesta eleição, para o cargo de prefeito, está em 17% no Alto Tietê. São 12 mulheres concorrendo ao cargo máximo do município. Já os homens representam 84% do total. São 58 candidatos nesta eleição.
 
Em Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano são os únicos municípios que não têm candidatas. O destaque fica com Ferraz de Vasconcelos, que possui três mulheres concorrendo: Cleusa Brandão (DC), Dra. Elaine (PSB) e Priscila Gambale (PSD). As demais candidatas são Ana Poli (PL) e Suzana Caraça Mineiro (Republicanos) em Arujá; Neia Calçados (Podemos) em Biritiba; Natália Americano (PSL) e pastora Jessiane (Republicanos) em Guararema; Adriana do Hospital (PL), a única de etnia preta nesta eleição, e Heroilma (Avante) em Itaquá; Marcia Bin esposa do Testinha (PSDB) em Poá e Fabia Porto (PRTB) em Santa Isabel.
 
Etnia
 
A representatividade de pessoas de etnia preta nestas eleições também está baixa. Do total de candidatos, apenas 4 se consideram pretos, divididos entre três cidades. A Adriana do Hospital (PL-Itaquá), citada anteriormente, o Professor Ezequias (PT-Biritiba), Dr. Caetano (Rede-Ferraz) e Fabiano (PT), também de Itaquá.
 
Os candidatos brancos representam 81% do total. No total são 57 políticos que se consideram de etnia branca e concorrem nestas eleições. Os políticos Julio Kaikan (Pros-Arujá), Alexandre Silva Xandão (PSL-Biritiba), Chakal (PSC-Biritiba), Neia Calçados (Pode-Biritiba), Izidro (Solidariedade-Ferraz), Azuir (PTB-Poá), Naco (Cidadania-Poá) e Neno Ferrari (PSC-Poá) se consideram de etnia parda.
 
Por fim, Walter Tajiri (PTB-Biritiba) declarou ser de etnia amarela.
 
Idade
 
Quarenta e seis anos. Essa é a média de idade de todos os candidatos, conforme levantamento realizado pelo DS. O número foi encontrado somando todas as idades e dividindo pelo número total de candidatos.
 
De todos, o mais novo concorrendo nesta eleição é o candidato Felipe Lintz (PRTB) de Mogi das Cruzes. O mais velho é o candidato Natal (Psol), que concorre em Arujá. 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias