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Jornal Diário de Suzano - 14/04/2024
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Golpes

Mecanismos de concessionários de água e energia evitam golpes em contas na região

Tipo de armadilha acontece através de cobranças em boletos adulterados, que fingem representar as empresas

14 agosto 2022 - 18h00Por Donizetti Tobias Jr. - Da Reportagem Local
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de Suzano e a EDP Bandeirante conseguiram zerar o número de denúncias do golpe das ‘contas falsas’ desde 2021.
 
O tipo de armadilha acontece através de cobranças em boletos adulterados, que fingem representar as empresas.
Em nota ao DS, a Sabesp diz que sempre que há qualquer alteração na conta, informa os clientes via SMS e/ou por meio de seus canais de relacionamento, como site e redes sociais.
 
A companhia se diz aberta para aqueles com dúvidas em relação a veracidade das cobranças e que o consumidor pode ainda pedir uma segunda via através dos canais de atendimento.
 
A EDP, responsável pela distribuição de eletricidade, cita o PIX em canal direto com a companhia como nova modalidade de pagamento disponibilizada aos clientes.
 
O sistema de pagamento pode ser uma forma de prevenção de falsas cobranças feitas aos consumidores.
Os canais de atendimento para a Sabesp são feitos através da Central, gratuita e 24 por horas. 0800 055 0195 (Interior e Litoral) e o 0800 011 9911 (Grande São Paulo).
 
O órgão também disponibiliza assessorias nas plataformas virtuais, por meio da “Agência Virtual”, no portal da companhia. Há também o aplicativo Sabesp Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android.
 
Para a EDP Bandeirantes, os canais de atendimento são realizados no site www.edponline.com.br, pelo aplicativo EDP Online, compatível com tablets e smartphones e também na central de atendimento 0800 721 0123 e pelo WhatsApp (11) 93465-2888.