Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
quinta 24 de junho de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/06/2021
GrupoIndy
EDP SEGURANÇA
Brainer Ocupacional

Mogi intensifica ações da Central de Monitoramento de casos de Covid

Central de Monitoramento da Covid-19 conta com uma equipe multidisciplinar formada por 21 colaboradores

Por de Mogi10 JUN 2021 - 21h08
Mogi intensifica ações da central para ligar para pacientes que testaram positivo para Covid-19 na cidade; mais de 10 mil ligações são realizadas por mêsFoto: Divulgação/PMMC
Mogi das Cruzes está intensificando os trabalhos da Central de Monitoramento da Covid-19, instalado ao lado do Hospital Municipal, no primeiro andar da UnicaFisio. A otimização dos serviços está entre os investimentos do prefeito Caio Cunha na ampliação das estratégias de combate ao novo coronavírus na cidade. 
 
A Central de Monitoramento da Covid-19 conta com uma equipe multidisciplinar formada por 21 colaboradores: 16 técnicos de enfermagem, três enfermeiros e dois médicos. Mensalmente, o grupo é responsável por cerca de 10 mil ligações para pacientes que testaram positivo para a doença e cumprem isolamento domiciliar, eventuais contatos com casos positivos e orientações sobre o monitoramento da doença. 
 
Eles atuam na atualização de informações como notificação de casos suspeitos, acompanhamento clínico em prontuário de todos os casos positivos notificados, rastreamento ou busca ativa de contactantes para oferta de testagem, finalização das notificações e avaliação e referenciamento ao serviço de Pós-Covid. Neste último caso, o atendimento é direcionado aos pacientes que apresentam sequelas da doença. 
 
“O monitoramento dos casos de Covid-19 é realizado desde o ano passado, quando iniciou-se a pandemia, mas a Central de Monitoramento em seu modelo ampliado entrou em operação no último mês de maio”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi. 
 
Segundo ela, todos os atendentes passaram por amplo treinamento realizado por um médico e uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, com dados, informações e instruções para o monitoramento dos casos, orientação e encaminhamento dos pacientes, de acordo com cada necessidade. “As informações e orientações são atualizadas diariamente ou conforme a necessidade da equipe”, acrescenta Andréia. 
 
Além das ligações, a Central de Monitoramento também funciona como um Disque Covid. O objetivo é oferecer um canal de atendimento telefônico aos munícipes para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento ao serviço de saúde mais adequado, conforme a necessidade. Permite, ainda, ajudar os pacientes e seus familiares a identificar os sintomas e evitar deslocamentos desnecessários às unidades de saúde. 
 
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e o telefone para contato é 4798-7383.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias