sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Mogi participa de debate sobre ações para redução de atropelamentos

Reunião do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito ocorreu ontem na Escola de Governo e Gestão

04 abril 2018 - 23h30Por De Mogi
Mogi das Cruzes participou da discussão sobre ações específicas para combater atropelamentos de pedestres. Reunião do Núcleo Vale do Paraíba do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi realizada na tarde de quarta-feira (4). O encontro aconteceu na Escola de Governo e Gestão e teve, além de Mogi, a participação de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e das cidades de São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Jacareí e Pindamonhangaba.
 
Esta foi o segundo encontro do grupo, que também promove uma troca de experiências entre os participantes, em busca de um trânsito mais seguro. Os representantes do movimento e dos municípios analisaram os resultados alcançados na diminuição no número de acidentes fatais no trânsito.
 
O trabalho voltado aos pedestres foi definido como uma prioridade pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito após a análise no número de ocorrências acontecidas em todo o estado de São Paulo. No ano passado, houve aumento no número de mortes causadas por atropelamentos.
 
“O pedestre é o segundo modal com mais mortes no trânsito, atrás dos motociclistas. Isso chamou a atenção e como eles são os mais vulneráveis no trânsito, resolvemos fazer esta discussão para uma análise mais aprofundada. Estamos trazendo os dados do Infosiga, com detalhes de localização e características do acidente. Também vamos tentar identificar experiências que podem ser compartilhadas”, explicou Paula Quiroga, consultora da Mais Partners, parceira técnica do Movimento Paulista.
 
Ela destacou ainda que o trabalho do núcleo está sendo bastante positivo, com ampla participação dos municípios.
 
“A busca pela diminuição no número de acidentes e de mortes no trânsito é um trabalho constante desenvolvido em Mogi das Cruzes e conta com diversas ações realizadas durante todo o ano. As contribuições do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e a troca de experiências entre as cidades, que estas reuniões proporcionam, são muito importantes”, afirmou o secretário de Transportes de Mogi, José Luiz Freire de Almeida.
 
Mogi
O município mogiano registrou queda no número de mortes no trânsito no ano passado. Em 2017, foram 66 mortes, 7% a menos que em 2016, quando aconteceram 71 óbitos. Nos primeiros dois meses deste ano, de acordo com os dados do programa Infosiga, aconteceram 13 acidentes com mortes no município. Os dados contemplam tanto as vias municipais quanto as estradas e rodovias estaduais que cortam a cidade.
 
Para este ano, a Secretaria Municipal de Transportes está preparando uma série de ações voltadas à Educação para o Trânsito. Entre as novidades, está o projeto Bem-te-vi, uma parceria com o Governo do Estado em que cinco policiais militares especializados em segurança viária oferecem orientações a alunos de escolas do município. Em Mogi, a atividade está prevista para ser realizada entre os dias 4 e 15 de junho. Além disso, a pasta também desenvolverá ações durante o Maio Amarelo, atividades da Escola Mirim de Trânsito, participação no programa Bairro Feliz, com orientações à comunidade.
 
No ano passado, cerca de 30,8 mil pessoas foram atendidas por ações como a Campanha Mogi Pela Vida.

Deixe seu Comentário

Leia Também