sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Mogi promove oficina de escuta e festival dedicados à Primeira Infância

Ação faz parte da construção de políticas públicas para a Primeira Infância, que tem mobilizado diferentes setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o ano passado

14 agosto 2022 - 17h00Por De Mogi
Alunos de creches e de uma escola municipal na região do Jardim Aeroporto falaram nesta sexta-feira (12/08) sobre seus desejos para o bairro. Esta é a segunda etapa de um projeto piloto, que está sendo desenvolvido pela organização CoCriança em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. 
 
A ação faz parte da construção de políticas públicas para a Primeira Infância, que tem mobilizado diferentes setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o ano passado. Ainda neste mês será realizado o 1º Festival de Artes da Primeira Infância.
 
A construção das políticas públicas municipais para a Primeira Infância tem avançado na cidade. O grupo de trabalho, organizado em um Comitê de Trabalho formado por técnicos de diferentes secretarias e um Comitê Gestor composto pelos secretários, está desenvolvendo ações e construindo o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), com apoio da Fundação Bernard van Leer. Mogi das Cruzes faz parte da rede Urban95, iniciativa da instituição holandesa desde julho do ano passado. No Brasil, são 24 cidades que participam da rede com foco na primeira infância. 
 
A escuta dos pequenos mogianos faz parte deste trabalho. Na oficina desta sexta-feira (12/08), os desejos dos alunos foram ouvidos ao longo do trajeto pelo bairro. Luiz Miguel de Assis Pereira, aluno do Infantil IV do CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum, achou a escola da irmã mais bonita e Ana Rita de Paula Santos, aluna do 3º ano da EM Profª Florisa Faustino Pinto, pensou em um lugar para passear com o cachorro.
 
“Poderia ter uma sorveteria, algum lugar para ir com os cachorros”, disse. A visita também contou com a participação dos alunos e educadores da CEIM Prof. Cácio Costa Neves e CEIM Dirceu do Vale. 
 
O projeto piloto no Jardim Aeroporto começou com um mapeamento do bairro pelas crianças no dia 5 de agosto. 
O objetivo é criar um projeto de intervenção replicável, contextualizado e integrado ao poder público, que parta da escuta e dos desejos das crianças. As próximas etapas serão a cocriação com as crianças e a apresentação e validação do projeto. A arquiteta e diretora de projetos da CoCriança, Camila Audrey Ferrara, destacou a importância do projeto. 
 
“É o reconhecimento de que a criança tem algo para dizer e a gente não sabe. Também se trata da educação cidadã da criança, ela se sente incluída, sendo vista e ouvida na cidade”.

Deixe seu Comentário

Leia Também