Em balanço das ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Mogi no segundo quadrimestre de 2021, a secretária Andréia Godoi informou que na rede básica foram ofertadas 139.499 consultas de Atenção Primária à Saúde, distribuídas entre Clínica Médica (58.911); Ginecologia e Obstetrícia (37.705); Pediatria (32.452) e Odontologia (16.431).
Entre os exames de Atenção Primária, foram realizadas 53.944 coletas laboratoriais e 7.988 coletas de Papanicolaou. No total, foram realizados 397.343 exames, ou seja, uma média de 7,3 análises distintas por paciente.
As informações foram divulgadas pela secretária na manhã desta terça-feira (28) durante audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2021.
Outras informações também foram divulgadas. A Estratégia Saúde da Família realizou 303.351 visitas domiciliares somente no segundo quadrimestre de 2021, além de 29.183 consultas médicas, 17.992 consultas de enfermagem, 8.914 consultas odontológicas. Atualmente, o município soma 79.727 pessoas cadastradas em 16 unidades (13 ESFs e 3 PACs – Programas de Agentes Comunitários).
A Área de Atenção Especializada inclui exames, consultas e procedimentos de diversas especialidades ofertadas pelo município e pelo Governo do Estado. De maio a agosto, o setor realizou 28.577 consultas (22.265 em unidades da gestão municipal e 6.312 em unidades estaduais) e 26.647 exames (20.428 em unidades municipais e 6.219 em unidades estaduais).
Nas duas áreas de atendimento, Básica e Especializada, chama a atenção os altos índices de absenteísmo. Na Atenção Primária, foram registradas 25.400 consultas perdidas por falta dos pacientes, o que corresponde a 18,88%. Entre as Especialidades, foram perdidas 6.250 consultas de maio a agosto, ou seja, 22% do total ofertado.
Covid-19
As ações de combate à Covid-19 ganharam destaque na apresentação do segundo semestre deste ano, com 89.777 procedimentos realizados entre maio e agosto. Deste total, foram 82.029 ligações ativas para monitoramento de casos e 1.054 ligações recebidas, para esclarecimento e encaminhamento correto dos pacientes. Foram realizados 497 testes, 462 teleconsultas, 628 consultas presenciais, 4.037 atendimentos em unidades Covid-19 e 1.070 no consultório itinerante (atendimento à população de rua).
Já a Central de Atendimento Covid-19, que funciona na Única Jundiapeba, atendeu 571 pacientes no segundo quadrimestre e totalizou 2.621 procedimentos, sendo: 1.133 consultas de especialidades; 378 consultas multiprofissionais, 254 exames laboratoriais e 856 exames de alta complexidade. Foram realizados, ainda, 30 encaminhamentos para o Ambulatório de Saúde Mental e 124 para o NAF. Centro e quatro pacientes tiveram alta.