sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Museus preservam história do Alto Tietê

DS consultou as prefeituras da região acerca do tema e obteve resposta de 7 delas. Locais preservam a história das cidades

07 agosto 2022 - 20h00Por Donizetti Tobias Jr - da Região
As cidades do Alto Tietê reúnem diferentes museus e Casas de Memória  abertas para visitação  do público. 
 
Os espaços contam com diferentes exibições históricas, incluindo acervos culturais e religiosos, processos históricos de urbanização e a construção da identidade municipal.
 
O DS consultou as prefeituras da região acerca do tema, e obteve resposta de 7 destas.
 
Suzano conta com o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, equipamento público sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na rua Campos Sales, 547, centro.
 
O local conta com um extenso acervo histórico sobre a cidade e todos aqueles que contribuíram para seu desenvolvimento. 
 
Em Poá, a Prefeitura informou o Museu Padre Eustáquio, administrado pela Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, localizado na rua Vinte e Seis de Março, 49.
 
Santa Isabel conta com diferentes opções culturais para visitação.
 
O Centro de Memória, na Avenida República, 118; a Sala de Arte Sacra, na ala direita da Igreja do Rosário e a Gibiteca Maurício de Sousa, na Rua 9 de Julho, 148. Todas as opções na região central da cidade.
 
Em Mogi das Cruzes há também uma variedade para o público. 
 
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes, na Rua Coronel Souza Franco, 993; o Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá, na Rua José Bonifácio, 516; Arquivo Histórco, Centro de Cultura e Memória dos Expedicionários, na Rua Coronel Souza Franco, 735; o Museu Guiomar Pinheiro Franco, na rua José Bonifácio, 202, este, fechado temporariamente; Museu Virtual da Educação, na rua Coronel Souza Franco, 917 e o Centro Cultural - Galeria Wanda Coelho Barbieri para exposições itinerantes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360.
 
Guararema informa o museu público “Casa da Memória Antonia Guilherme Franco”, com o acervo sobre a história do município. Fica na Rua Dona, Laurinda, 138.
 
Ferraz de Vasconcelos afirmou não contar com nenhum museu.
 
Itaquaquecetuba informa a futura intenção de transformar em espaço cultural, um prédio da região central, que se encontra em reforma neste momento. 

Deixe seu Comentário

Leia Também