Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 04 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/12/2020
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro
GrupoIndy
ESTELAR IMÓVEIS
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro

Novo secretário quer incentivar o empreendedorismo em Ferraz

14 ABR 2016 - 08h00

 O empresário, administrador de empresas e economista Edson Favero, de 51 anos, assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia da Prefeitura de Ferraz com o desafio de criar metas de gestão a serem desempenhadas a curto, médio e longo prazos.

Com experiência administrativa na iniciativa privada, Favero quer incentivar o empreendedorismo no município ao tornar de maneira mais clara e acessível a oferta de serviços oferecida pela Prefeitura para incentivar novos negócios e movimentar a economia do município. Quem faz chocolate para vender e monta cesta para o Dia das Mães, por exemplo, pode receber orientações e assistência para fazer o negócio prosperar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

No próximo dia 28 deste mês, um grande evento envolvendo contadores parceiros e todos os serviços disponíveis na Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia da Prefeitura estarão disponíveis no auditório da Prefeitura de Ferraz.

A ação terá dois objetivos – incentivar o empreendedorismo e também reduzir a inadimplência atualmente em 53%. Isso ocorre, segundo ele, porque antes o governo federal emitia carnê com a guia de recolhimento e hoje, o microempreendedor precisa entrar no sistema todos os meses e imprimir a guia para fazer o recolhimento da taxa de R$ 49, que é paga mensalmente. Tem muita gente que não tem acesso à internet ou se esquece da obrigação. “Os benefícios do MEI, muitas vezes, não estão claros, mas nele estão concentradas todas as garantias legais como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), licença maternidade e até a aposentadoria”, afirmou o secretário.

Outros serviços disponíveis na Secretaria de Indústria e Comércio são: o Balcão de Empregos para quem está a procura de uma oportunidade profissional; Banco do Povo para quem está em busca de uma linha de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae), com toda a assistência e capacidade a quem já é ou vai se tornar um empreendedor serão oferecidos.

O programa Via Rápida, que facilita a abertura de novas empresas, existe apenas nas cidades de Mogi e Ferraz no Alto Tietê. “Vou dar o melhor de mim, trabalhar com metas e fazer o que for possível nestes oito meses de gestão curta”, enfatizou.

Favero faz questão de valorizar e ressaltar o trabalho de sua equipe formada por Izaias Coutinho dos Santos (agente de crédito do Banco do Povo); Dorotéia Pereira (assistente administrativo), Thiago Severo da Silva (direção de projetos e gestor do Via Rápida); Vanessa Silva Cremonini (agente de atendimento do Sebrae); Sabrina de Souza (estagiária do Balcão de Empregos); Leila Coelho Pereira (também estagiária do Banco de Empregos) e Ângela Serapio (agente de atendimento do Sebrae certificada).

Outra meta do novo secretário é criar um segundo polo industrial na cidade. Ferraz já conta com um polo no Núcleo Itaim, que conseguiu recentemente por meio da gestão do prefeito José Izidro Neto (PMDB), a regularização das matrículas individuais de cada lote. A partir desta regularização cada empresa poderá receber financiamentos e outros benefícios. A Secretaria de Indústria e Comércio poderá, por sua vez, cobrar se de fato as empresas estão gerando empregos como foi acertado inicialmente.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias