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Alto Tietê

Novos trens começam a operar na Linha 11-Coral da CPTM

Entrega dá continuidade ao processo de padronização da frota da CPTM, readequando os trens de acordo com as necessidades

20 fevereiro 2018 - 21h11Por da Região

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta terça-feira (20) que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu mais dois trens novos do lote de 65, completando 34 unidades em operação. Desde as 10 horas, as duas composições, da série 8.500, da CAF Brasil, começaram a operar no serviço Expresso Leste (Luz-Guaianases) da Linha 11-Coral.

A entrega dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas da CPTM, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. A previsão é que as 31 unidades restantes entrem em operação até o final de 2018.

A Linha 11-Coral é a mais movimentada da CPTM, com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil. O trecho mais carregado é entre as estações da Luz e Guaianazes, onde opera o Expresso Leste, transportando em média 500 mil usuários/dia útil.

O trecho tem 24,2 km e conta agora com 15 novos trens. A extensão de Guaianazes a Estudantes é de 26,6 km e são transportados cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.

Com salão contínuo de passageiros, que permite circulação livre entre os carros, os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.

Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

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