Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo

Operação Verão começa no próximo dia 1º nas cidades do Alto Tietê

21 NOV 2015 - 07h00

 A Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec/SP) realiza, na próxima segunda-feira, em São Paulo, o lançamento da Operação Verão 2015-2016 e o Encerramento da Operação Corta Fogo 2015, na região. Amabas figuram como as duas maiores ações de gestão de risco da Defesa Civil Estadual e tem como propósito fundamental a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais.

A Operação Verão vigora entre o dia 1º de dezembro ao dia 31 de março do próximo ano, período no qual são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.

O PPDC reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipais e da própria comunidade com o objetivo principal de salvar vidas.

Ao longo do ano, foram realizados cursos de capacitação e treinamento pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, orientando os agentes municipais a sistematizar suas ações, na prevenção e na reposta aos eventos adversos associados ao período chuvoso.

Por outro lado, o evento também marca o encerramento da Operação Corta Fogo, que vigora anualmente entre os meses de junho a outubro. Criada em 2010 por meio do decreto estadual nº 56.571/10, envolve diversos municípios e órgãos das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Defesa Civil e Meio Ambiente e tem como objetivo primordial a Prevenção e o Combate a Incêndios Florestais.

ESTADO

Segundo a Cedec/SP, em todo o Estado de São Paulo, houve a redução de 58% dos focos de queimadas, redução de 22% de área queimada em unidades de conservação e redução de 32% de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias