Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
PMMC COVID LAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Poá estuda desapropriar área do Rio Itaim para evitar enchentes

30 JAN 2016 - 07h00

 O prefeito de Poá, Marcos Borges (PPS), acompanhou ontem o início dos trabalhos de desassoreamento de toda a extensão do córrego Tucunduva que separa as duas pistas das avenidas Antonio Massa e Edir Mendonça Felippe que liga a área central a bairros como Fonte Áurea, Santa Helena e Cidade Kemel. O prefeito ressaltou a importância de realizar melhorias que combatam e amenizam as enchentes na cidade e falou da possível desapropriação na área do Rio Itaim.

Borges informou que foram feitos, nesta semana, a filmagem e o levantamento topográfico da área onde o Rio Itaim está mais 'estrangulado' desde a ponte da Vila Perracine (Avenida Anchieta até a cabeceira da Rua Marechal Floriano Peixoto).

"Neste ponto o rio foi estrangulado pelas construções e a grande quantidade de água não encontra vazão, alagando todo o centro. Estamos realizando estudos para as desapropriações dessas áreas. Este será o único meio de solucionarmos de vez o problema aumentando o rio e com isto o fluxo das águas. A Secretaria Municipal de Obras já está com o projeto pronto", afirmou o prefeito.

A limpeza de córregos e rios da cidade é a prioridade do momento. "Os serviços de desassoreamento e limpeza ajudam a minimizar os problemas de enchentes, mas temos ciência de que outras medidas terão que ser tomadas para eliminar de uma vez o problema principalmente com relação à área central onde fica localizado o rio Itaim".

O desassoreamento do córrego Tucunduva levará cerca de 40 dias para ser concluído, segundo Ezequiel Jacinto, secretário municipal de Serviços Urbanos de Poá, que acompanhou o prefeito. De acordo com o secretário, o serviço é moroso, pois a miniescavadeira irá desobstruir todo o fundo e lateral do rio que tem uma extensão de cerca de 1,5 mil metros.

Além deste trabalho, a Prefeitura de Poá aguarda a vinda de duas máquinas que foram cedidas pelo Governo Estadual por meio de convênio com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). "A partir de segunda feira (01/02) os dois equipamentos já estarão na cidade e vamos iniciar mais uma frente de trabalho que é o desassoreamento por completo do rio Itaim, trecho da Rodovia Mário Covas. No local já foi feita a abertura de outras linhas de canais numa extensão de 500 metros que permite uma maior vazão das águas", afirmou o secretário.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias