sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Poá inaugura Sala Lilás para atendimento às mulheres vítimas de violência

Cidade ganha mais um espaço para auxiliar às poaenses. Sala Lilás tem como objetivo disponibilizar atendimento diferenciado às mulheres

22 outubro 2019 - 17h08Por de Poá

A Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha, instalada na Secretaria de Segurança (Rua Monteiro Lobato, 170 – Vila Júlia) com todo respaldo e estrutura da Secretaria da Mulher, foi inaugurada nesta terça-feira (22) em Poá. Para oficializar a entrega estiveram presentes no local o secretário de Governo, Fernando Miranda, a secretária da Mulher, Jeruza Reis e o secretário de Segurança, Carlos Setsuo, a presidente do Conselho da Mulher, Mildima Ferreira Lima, e o comandante da GCM, José Ferreira dos Santos. A atividade integra a programação “Outubro Rosa”.

Desde maio, as mulheres poaenses já recebiam assistência em espaço exclusivo na Delegacia de Polícia Civil, localizada no centro da cidade. A Sala Rosa foi inaugurada após convênio celebrado entre a Prefeitura de Poá e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). E de acordo com a secretária da Mulher, Jeruza Reis, a Sala Lilás é uma grande conquista e chega para complementar o trabalho realizado na Sala Rosa. “Foram muitos esforços empregados até chegarmos a este momento, mas todos válidos, pois é uma vitória das mulheres poaenses que poderão contar com mais este equipamento”.

O secretário de Governo, Fernando Miranda, que representou o prefeito Gian Lopes (está em Brasília-DF), parabenizou todos os profissionais envolvidos para a instalação da Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha. “O acolhimento adequado às mulheres que estão passando por momentos difíceis é essencial para que todo o processo seja superado da melhor maneira possível”, declarou.

O secretário de Segurança, Carlos Setsuo, disse ser uma honra muito grande poder dividir esta conquista com a Secretaria da Mulher. “Estamos à disposição com o nosso espaço físico e com o nosso quadro de funcionários que não medem esforços para atender todos com eficiência e com sensibilidade”.

Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha


A Sala Lilás garantirá que os Guardas Civis Municipais (GCMs), designados por Portaria, efetivem os trabalhos administrativos necessários, tais como, relatórios e controle de rondas (logística e prevenção) e atendimento aos chamados emergenciais das mulheres vítimas de violência doméstica, com medida protetiva concedida pelo Poder Público.

Conforme explicou o secretário Carlos Setsuo, apesar de quatro guardas serem designados para o trabalho específico da Patrulha Maria da Penha, todos os GCMs estão aptos a atender casos de violência doméstica, já que todos passaram por curso de capacitação desenvolvido pela Secretaria da Mulher.

As mulheres vítimas de violência poderão entrar em contato com a Secretaria de Segurança nos telefones 153 e (11) 4639-9723.

Deixe seu Comentário

Leia Também