Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 26 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo

Poá intensifica ações de saúde e vacina contra HPV é levada a escolas

13 NOV 2015 - 07h01

 A ação de vacinação contra o HPV, além de ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acontece também nas escolas do município de Poá. O objetivo é imunizar o maior número de meninas de 9 a 13 anos (público alvo da campanha), contra o Papilomavírus Humano, vírus que causa 90% dos casos de câncer de útero.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marco Antônio Grandini Izzo, essa nova metodologia de atuação, ou seja, a de ir até as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, permite também propagar a informação sobre a importância da vacina para prevenção.

"Primeiro a equipe de Saúde ministra uma palestra sobre o assunto às estudantes e a imunização só é feita diante a autorização por escrito dos pais e responsáveis que também recebem todas as informações pertinentes ao assunto. Mas vale lembrar que a vacina é essencial para imunizar contra este vírus, que é um dos responsáveis por causar o câncer de útero", explicou.

Este tipo de ação nas unidades de ensino já resultou em 353 meninas vacinadas até o dia 6 deste mês e, contando com as que foram imunizadas nas UBSs, este número chega a um total de 1.389 vacinadas, o que já representa 55% do público alvo, uma vez que levantamento da Saúde aponta que a cidade tem 2,5 mil meninas nesta faixa etária. Ao todo, 13 escolas já receberam a ação e mais 10 serão visitadas pela equipe de Saúde nos próximos dias.

Segundo explicou o secretário, a campanha se concentra na aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra o HPV. "Algumas meninas não tinham tomado a primeira dose, por receio dos pais ou responsáveis, por isso se faz importante a palestra sobre o assunto. Oriento que a segunda dose é aplicada após seis meses da primeira e a terceira até cinco anos", disse o chefe da pasta.

A Secretaria de Saúde informou que a vacina contra o HPV já faz parte do calendário de vacinação, portanto é encontrada nas unidades de saúde do município.

HPV

É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital. O vírus também pode causa câncer de colo de útero.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias