Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
SOUZA ARAUJO
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Poá reduz em 85% número de casos de dengue no 1º trimestre deste ano

21 ABR 2016 - 08h00

 Desde o início do ano, a Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias de Saúde, de Serviços Urbanos (SSU) e de Segurança (Defesa Civil), realiza mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti em toda a acidade com o objetivo de diminuir o número de casos de dengue no município. A ação tem surtido efeito, já que no primeiro trimestre de 2015 foram registrados 68 casos da doença, enquanto no mesmo período deste ano, foram confirmados apenas 10. As notificações também sofreram queda expressiva, de 295 casos nos três primeiros meses do ano passado para 186 no mesmo período de 2016.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Russo, a iniciativa da Saúde com outras secretarias tem dado certo. "O trabalho em conjunto é fundamental para que tudo dê certo. A população, inclusive, é a maior responsável por essa significativa queda nos números de casos de dengue. É surpreendente a maneira com a qual eles recebem os agentes. Eles aprendem o que é a doença e o que deve ser feito para evitar os criadouros do mosquito e repassam para outros moradores e familiares".

Nos 13 mutirões realizados até a metade de abril, cerca de 7,4 mil residências já receberam a força-tarefa da Prefeitura de Poá e somente 10 casos de dengue foram registrados, sendo dois autóctones e oito importados. A cidade não registrou nenhum caso de zika ou chikungunya, outras doenças que tem o mosquito Aedes aegypti como principal transmissor.

Segundo o cronograma da Divisão de Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância em Saúde, o próximo bairro a receber a ação será a Vila Açoreana, no dia 23 de abril.

Bloqueio

A Secretaria de Saúde informou ainda que em caso de registro de suspeita de dengue, imediatamente as equipes realizam o bloqueio de controle de criadouros naquele bairro, para evitar a proliferação da doença.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias