terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Poá terá neste sábado 'Dia D' de vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos

Unidades de Saúde de Poá funcionarão das 8h às 17h. Pais e responsáveis pelas crianças devem comparecer com a carteirinha de vacinação

18 outubro 2019 - 14h49Por de Poá

Neste sábado (19) será realizado em Poá o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular a imunização contra a doença. O público-alvo da campanha são crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. As pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) da cidade para tomar a vacina, das 8h às 17 horas. 

“Exceto as unidades da Vila Jaú e do Santa Helena não participarão do Dia D, por uma questão técnica. Todas as outras UBSs e ESFs estarão de portas abertas, para o atendimento e imunização das nossas crianças. Destaco, ainda, que quem não comparecer neste sábado, até 25 de outubro as unidades de saúde estarão preparadas para a vacinação”, explicou a secretária de Saúde, Flávia de Souza Verdugo Marques.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. O Calendário Nacional de Vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Campanha


Até a presente data, durante a campanha, Poá vacinou 215 crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Reforçando que Poá atingiu 97,76% de cobertura para Dose 1 de SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e 94,21% de cobertura para Dose 2. A meta é manter uma cobertura vacinal de 95% como recomendado pelo Ministério da Saúde.

Nas crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, a Secretaria de Saúde está administrando a dose zero e segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), censo 2010, Poá possui 797 crianças nesta faixa etária e 597 já foram imunizadas desde o início do ano.

Outros públicos
A campanha também terá uma segunda fase, com foco em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

Importante ressaltar que Poá continuará realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. “As pessoas devem ficar atentas aos seguintes sintomas do sarampo: febre acompanhada de tosse persistente, irritação nos olhos, manchas vermelhas por todo o corpo e mal estar geral. Se apresentar os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima”, acrescentou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fabiani Ferri.

Deixe seu Comentário

Leia Também