quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Prefeitos do Alto Tietê apresentam dados e reforçam pedido para Estado reavaliar região

Solicitação do Consórcio do Alto Tietê entregue ao governador Doria aponta indicadores regionais e cobra a ampliação dos serviços de UTI

01 junho 2020 - 17h23Por da Região

Os prefeitos Adriano Leite e Rodrigo Ashiuchi entregaram na tarde de hoje (01/06) um documento do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê ao governador João Doria, com indicadores atualizados sobre a evolução dos casos e a capacidade hospitalar regional para os pacientes de coronavírus. O ofício reforça o pedido para que o Estado reavalie a classificação da região no Plano de Retomada Consciente a partir de dados mais próximos do que efetivamente está em operação nas cidades. O Alto Tietê, a princípio, está na fase vermelha, que é a mais restritiva.

“A quarentena se mantém até porque há uma situação de saúde ainda muito preocupante, mas entendemos que é possível o Alto Tietê avançar para uma nova fase, mais condizente com a realidade atual das nossas cidades”, disse o presidente do CONDEMAT, Adriano Leite.

Além de dados que indicam defasagem de leitos Covid-19 em operação com o que consta na base oficial,  o documento do CONDEMAT cobra os investimentos prometidos na ampliação de UTI nos hospitais estaduais do Alto Tietê, assim como o envio de respiradores para aumento da capacidade nos serviços municipais. A Região, segundo levantamentos apresentados pelo Consórcio, tem aproximadamente 340 leitos de UTI para pacientes Covid-19 (públicos e privados).

“É fundamental que o Estado também agilize o envio de respiradores para leitos municipais que só dependem do equipamento para funcionar e efetive a ampliação de UTI nas unidades estaduais. Isso permitirá um acréscimo de pelo menos mais 80 leitos para o Alto Tietê e dá maior suporte para uma nova fase da quarentena”, enfatizou o presidente.

O ofício do CONDEMAT foi entregue também ao vice-governador Rodrigo Garcia; ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Guermann; ao secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.  

O compromisso deles é que o documento seja analisado pelo Centro de Contingência do Coronavírus, o qual fará a primeira revisão de classificação das regiões amanhã, com o resultado divulgado na quarta-feira (03/06).

A expectativa do CONDEMAT é que o Alto Tietê avance para a fase laranja e, assim como a Capital, possa iniciar o processo gradual de retomada econômica.

No documento entregue ao Estado, a direção do Consórcio também monitora a evolução dos casos da doença na Região. Na última semana, o Alto Tietê registrou um aumento de 1,29% nos casos, o que foi menos do que o 1,33% registrado na semana anterior.

“Todos os esforços são para que o Alto Tietê possa mudar de fase mantendo o controle na evolução da doença”, concluiu o presidente. 

Foto: Paulo Pavione/Secop Suzano

Deixe seu Comentário

Leia Também