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Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
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Procon recebe 793 reclamações neste ano

09 MAR 2016 - 08h00

 O Procon de Ferraz de Vasconcelos divulgou o balanço de atendimentos já realizados neste ano. O serviço, que funciona no Centro de Integração de Cidadania (CIC), localizado na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco, já recebeu ao todo, 793 reclamações de consumidores. Os casos foram registrados até a última segunda-feira.

As principais queixas foram em relação aos serviços essenciais, como telefonia fixa e móvel. Assuntos financeiros, com reclamações sobre cobrança indevida, e também produtos, sendo vício/defeitos. Já as empresas mais reclamadas com base no ranking de 2015 estão os Grupos Claro/Embratel, Vivo/Telefônica, bem como o grupo Itaú.

No ano passado, o Procon de Ferraz também registrou neste mesmo período 700 reclamações.

A coordenadora do Procon, Juliane Gallo, explica que muitos consumidores têm o receio de abrir um processo de reclamação, pois acreditam que o caso não será solucionado. “O Procon foi criado justamente para defender os direitos do consumidor. Para tanto, peço que os munícipes que possuem algum tipo de reclamação venham até a nossa unidade e abram um processo com um dos técnicos do Procon, para assim, notificarmos a empresa sobre o caso. Se em até 10 dias não tivermos uma resposta, uma audiência é marcada. Ressalto que de todos os processos abertos pelos consumidores, 85% dos casos são resolvidos”, esclarece a coordenadora.

Procon

O Procon é um serviço público, que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos.

Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias. Além de fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções.

“O Procon de Ferraz, fornece um serviço diferenciado, pois além do habitual registro das reclamações, intermediação e conciliação, também é realizada análise de contratos de financiamento, orientações jurídicas, entre outros”, finaliza Juliane Gallo.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 4674-0800.

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