Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 04 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2020
ESTELAR IMÓVEIS
GrupoIndy
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro

Projeto em escolas de Poá gera economia de 394 mil litros de água

21 OUT 2015 - 07h01

 Desenvolvido na rede de ensino municipal de Poá, o projeto “Água, e Agora?” gerou economia de 394 mil litros de água e chegou ao fim ontem, depois de ser organizado pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Naturais. O encerramento contou com solenidade de premiação das escolas vencedoras.

O projeto educacional foi elaborado com o objetivo de envolver gestoras, docentes, discente e a comunidade em geral para estímulo na institucionalização da educação ambiental com ênfase no tema "água" como prática pedagógica interdisciplinar.

Segundo a secretária de Educação, Sonia Regina Fernandes Afonso, o projeto envolveu 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino, entre creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental. "Foi um projeto de suma importância para o município, pois todos nós sabemos que o aluno é um grande transmissor de informações e o que eles aprendem durante todos estes meses levarão para toda a vida já que a crise hídrica é uma realidade e o nosso planeta pede socorro".

“Água, e Agora?”

O projeto foi desenvolvido em toda a rede municipal e foi dividido em três categorias: redução de consumo de água na unidade escolar (onde os alunos elaboraram projetos que visaram à diminuição de gastos na própria escola); envolvimento com a comunidade (a execução de ações fora da escola como forma de conscientizar a comunidade); e construção de engenhoca (invenção de utensílios para a redução de água).

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, Suzana Barbosa de Castro, uma comissão composta por professores, coordenadores educacionais pedagógicos analisaram as três modalidades. No caso da modalidade redução de consumo na unidade escolar, as contas de água de cada escola participante foram conferidas para se chegar ao estabelecimento que mais diminuiu o consumo.

Com a realização do projeto a Secretaria de Educação conseguiu economizar 394 mil litros de água que equivale a 3.940 banhos de dez minutos. A unidade que mais diminuiu o consumo de água foi a Escola Municipal de Ensino Básico Edson Alves de Oliveira, totalizando 80%.

Na modalidade redução, categoria creche, foram: em primeiro lugar a creche Maria do Carmo que diminuiu o seu consumo em 46%. A segunda colocação ficou a creche Thereza Felippe e em terceiro lugar a creche Débora Pereira.

Na categoria de educação infantil os premiados foram: Emeb Claudio Leonel Justos (1º lugar), Emeb Izolina Ribeiro (2º lugar), e Emeb Edi Grenfield (3º lugar). No ensino fundamental os vencedores foram: Emeb Edson Alves de Oliveira (1º lugar), Emeb Subhi Alexandre Maluf (2ª lugar), Emeb Antonio Francisco dos Santos (3º lugar).

Na modalidade envolvimento com a comunidade as escolas vencedoras foram: Emebs Manoel Petronílio dos Santos, Antônia Mello Regiani e Calorina Ribeiro, terceiro, segundo e primeiro lugar respectivamente.

A última modalidade construção de engenhoca teve como vencedores as escolas: Cybelle de Paiva Valsecchi (3º lugar), João Pedro de Almeida (2º lugar) e Complexo Educacional Poaense Professor José Antônio Bortolozzo (1º lugar).

As escolas receberam como premiação impressoras, ingressos para o Sesc Itaquera e para o Museu Catavento Cultural Educacional.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias