quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Quinteto de clarinetes ‘Sujeito a Guincho’ abre a 2ª Mostra de Música de Câmara de Mogi

Primeiro de quatro concertos viabilizados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC) será na próxima terça-feira (28), no Teatro Vasques

17 agosto 2022 - 19h00Por De Mogi
Viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC), com o patrocínio da Nachi, a segunda edição da Mostra de Música de Câmara da cidade oferece quatro concertos gratuitos ao público entre agosto e outubro. O primeiro evento, com a participação do quinteto de clarinetes ‘Sujeito a Guincho’, será a partir das 20h00 da próxima terça-feira (23), no Teatro Vasques.
 
A ação tem o objetivo, como conta o maestro e curador da mostra, Allan Caetano, de estabelecer um intercâmbio cultural, trazendo para se apresentar em solo mogiano artistas de outros endereços. Ao mesmo tempo, ele espera fomentar e difundir a música de câmara por aqui, incentivando a criação de novos grupos e estimulando a atenção aos já existentes.
 
Para tanto, nada melhor do que a participação do ‘Sujeito a Guincho’ logo no primeiro concerto. Formado em 1991 por alguns dos principais clarinetistas de São Paulo, este grupo mostra “a riqueza de timbre, expressividade e versatilidade da clarineta através de obras originais ou adaptadas”.
 
Além das premiações no Concurso Sul América, Prêmio Eldorado de Música, Funarte e outras instituições, o ‘Sujeito a Guincho’ tem discos autorais lançados que estão disponíveis nas plataformas digitais. Além disso, o grupo que vem a Mogi pela primeira vez coleciona apresentações nos principais palcos do Brasil, como no Instrumental Sesc, com artistas renomados como Mônica Salmaso e também em outros países, como Estados Unidos e Rússia.
 
No Teatro Vasques, o público ouvirá, a partir dos instrumentos tocados por Sergio Burgani, Luca Raele, Luis Afonso Montanha, Nivaldo Orsi e Edmilson Nery, um repertório eclético, com composições clássicas e modernas, de grandes nomes internacionais e brasileiros, e também músicas autorais.
 
O programa começa com ‘Una pastorale per il Santissimo Natale Op.8, Nº 6’  (G.Torelli – Arr. Diogo Maia) e tem também ‘Choros nº 1 -  H. Villa-Lobos’ (Arr. Diogo Maia), ‘Ouro sobre azul’ (E. Nazareth – Arr. Luca Raele), ‘Stretch Blue’ (Luca Raele), ‘Serenade nº 10, K. 361/370ª’ (Adagio – W.A.Mozart – Transc. Luca Raele), ‘Remexendo’ (Radamés Gnattali – Arr. Aldevino Brandemburgo), ‘Sim Não Porque’ (Luca Raele), ‘Choro Negro’ (Paulinho da Viola – Arr. Nelson Ayres), ‘Chiclete com Banana’ (Gordurinha – Arr. Mauricio Carrilho) e ‘Send in the Clowns’ Stephen Sondheim - Arr. Gareth Brady).
 
Como tudo começou
 
A primeira edição da Mostra de Música de Câmara foi contemplada pelo Programa de Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), e promoveu a realização de cinco concertos com formações distintas: o quarteto tradicional de cordas ‘Iapó’, que tocava músicas brasileiras, o quinteto de sopros ‘Ventos do Itapety’, com membros da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o quarteto de trompas ‘Trompeando’, o quinteto de metais ‘Brassuka’ e também o quarteto de flauta doce ‘Quinta Essentia’.
 
Dadas as incertezas trazidas pela pandemia de Covid-19, para a sequência a intenção do organizador era realizar um programa exclusivamente virtual. Mas, como os palcos presenciais voltaram a ser uma opção, a 2ª Mostra poderá, mais uma vez, encantar o público com o contato próximo entre instrumentistas e plateia.
 
Próximos concertos
Já estão definidas as próximas atrações da 2ª edição da Mostra de Música de Câmara de Mogi das Cruzes. No segundo concerto, enquanto o grupo ‘Trompeando’ fará a abertura, o quinteto de metais ‘Brassuka’ apresentará repertório especial e inédito, formado somente por músicas assinadas por compositores negros.
 
Já no terceiro concerto, o grupo vocal da Ocupação Cultural Jeholu, e no último, para encerrar com chave de ouro, a cidade recebe um grupo muito tradicional do país, o ‘Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo’.
 
Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Vasques, em datas e horários que serão divulgados em breve. Para acompanhar, fique ligado nas redes sociais da Mostra de Música de Câmara.

Deixe seu Comentário

Leia Também