Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Região tem 2 casos confirmados de chikungunya e 4 de dengue neste ano

31 JAN 2016 - 07h00

A região do Alto Tietê já registrou quatro casos confirmados de dengue desde o início do ano, nas cidades de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Em Itaquaquecetuba foram confirmados dois casos de chikungunya. Somente dos casos suspeitos de dengue, a região possui 169 que estão sob investigação em Ferraz, Suzano, Itaquá, Mogi das Cruzes, Arujá e Guararema. As informações foram passadas pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios. Nenhum caso de zika vírus foi registrado.

Em Suzano já foram confirmado três casos de dengue no município, sendo 2 autóctones, ou seja, contraídos na cidade e um importado. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica teve 47 notificações, sendo que quatro foram descartados e 40 ainda estão sobre investigação. Para combater o mosquito, a Prefeitura tem notificado os proprietários de imóveis vazios, como terrenos baldios, que são frequentemente locais de reprodução do mosquito. O Dia D de Combate à Dengue também foi realizado na última sexta-feira. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade foram feitas passeatas no entorno dos postos para orientar os usuários e um material educativo foi entregue à população.

Já em Ferraz de Vasconcelos foi confirmado um caso de dengue. De acordo com a Vigilância, não há nenhum caso de chikungunya e zika vírus. Para amenizar o número de pessoas que contraem a doença, os agentes da Zoonoses têm realizado visitas domiciliares para dar orientações e verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, agentes comunitários de saúde estarão realizando palestras educativas nas Unidades de Estratégia da Família e visitas domiciliares.

Em Itaquaquecetuba nenhum infectado com a dengue foi registrado desde o início do ano. Contudo, a Vigilância informou que há duas ocorrências de chikungunya confirmadas na cidade. Nenhum caso de zika vírus foi registrado. Para combater o mosquito, Itaquá implantou o Comitê de Combate a Dengue, desenvolvendo ações para a fiscalização, orientação e combate ao Aedes.

As cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba-Mirim e Arujá informaram que não há novos casos das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, apenas suspeitas de dengue que estão sob investigação. Os demais municípios da região não responderam até o fechamento da reportagem.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias