terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Covid-19

Região tem três cidades entre as 15 que mais desrespeitam isolamento

Poá, Itaquá e Arujá registraram os piores índices no domingo (18) no Alto Tietê

20 julho 2021 - 14h04Por Daniel Marques - da Região
O Alto Tietê tem três cidades entre as 15 de todo o Estado que mais desrespeitam o isolamento social. Dados do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP) mostram que, no domingo (18), Poá, Itaquaquecetuba e Arujá ficaram com os piores registros da região e alguns do Estado no levantamento.
 
O balanço foi feito com 139 cidades de São Paulo e Campos do Jordão possui a pior taxa de respeito ao isolamento social, com 38%. Poá aparece logo na terceira posição, também com 38%, perdendo nos décimos para a cidade turística do Vale do Paraíba.
 
Itaquaquecetuba não vem muito atrás. A cidade registrou apenas 40% de respeito ao isolamento social no domingo, ocupando a sétima posição entre as piores. Além das duas já citadas, a cidade de Arujá também está mal posicionada no ranking, com 41% de respeito ao distanciamento, aparecendo na posição 14.
 
A nota positiva do levantamento fica com Santa Isabel, que é a única cidade da região que aparece entre as 50 mais bem colocadas no ranking, liderado por São Joaquim da Barra (67%). Mesmo sendo um município vizinho a Arujá, a cidade isabelense registrou uma taxa razoável de 49% de isolamento social. Considerando o ranking total, na ordem da melhor taxa de isolamento no domingo para a menor, depois de Santa Isabel aparece Mogi das Cruzes, com 46% de moradores respeitando o isolamento social no domingo. O município ocupa a 69ª posição.
 
Depois vem Ferraz de Vasconcelos, com 44%, na 94ª colocação; e Suzano, que ocupa o 112° posto – não muito atrás de Arujá -, com 43% de pessoas respeitando o isolamento. O Simi-SP funciona por meio de uma parceria com quatro operadoras de telefonia móvel (Claro, Oi, Tim e Vivo), que colhe informações de deslocamento e os transforma em uma espécie de mapa de calor. Assim, a plataforma consegue identificar os índices de isolamento dos locais.
 
As três cidades menos populosas da região (Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema) não entram no levantamento por terem menos de 50 mil habitantes – população mínima para o balanço.

Deixe seu Comentário

Leia Também