quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Retorno de linhas intermunicipais extintas depende da Capital, afirma secretário

Fim das linhas atingiu diretamente moradores da região. Eram 10 linhas que partiam das cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos, para pontos distintos da Capital

05 julho 2020 - 16h39Por Marcus Pontes - da Região
A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado abriu conversas com a Prefeitura de São Paulo para retornar linhas intermunicipais extintas, e que atendiam cidades do Alto Tietê. De acordo com o chefe da pasta, Alexandre Baldy, o diálogo busca encontrar meios para que os trajetos sejam retomados, especialmente por atenderem tanto a população da região quanto da Capital. 
 
Ao DS, Baldy falou sobre o encontro que teve com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), para tratar sobre o tema. Segundo ele, a extinção das linhas foi feita exclusivamente pelo município de São Paulo, e que a responsabilidade para um retorno deve ser feita justamente por eles. “O diálogo busca retornar, para manter as operações que existem e retomar o atendimento à região do Alto Tietê”, disse.
 
Repercussão
 
A extinção das linhas atinge diretamente moradores da região. Isso porque eram 10 linhas que partiam das cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos, para pontos distintos da Capital. Em junho, os prefeitos Adriano Leite e Gian Lopes argumentaram que a mudança atingiu milhares de usuários da região. “Essa mudança obriga os usuários a utilizarem mais de duas conduções para chegar ao destino, ocasionando maior tempo de viagem e, principalmente, gastos a mais porque as nossas cidades não possuem integração tarifária com o sistema de trens”, explicou o presidente Adriano Leite.
 
Na época, Baldy disse que as linhas foram interrompidas em decorrência de uma portaria da cidade de São Paulo, que impede a circulação de ônibus intermunicipais no seu território. 
Um abaixo-assinado feito por usuários da região pede o retorno das linhas.

Deixe seu Comentário

Leia Também