Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 25 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo

Seis vacinas estão em falta ou com estoque reduzido no Alto Tietê

21 FEV 2016 - 08h00

Pelo menos seis tipos de vacinas estão em falta ou com estoques reduzidos nas cidades do Alto Tietê. Dentre elas estão as que previnem doenças como a hepatite A e B - sendo esta a mais ausente -, rubéola, caxumba, sarampo, varicela, difteria, tétano e coqueluche. Em alguns municípios falta inclusive a vacina antirrábica. As informações são das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

De acordo com as prefeituras das cidades, essa situação ocorre em função do baixo repasse das doses feito pelo Ministério da Saúde. A cidade com maior problema no abastecimento é a de Ferraz de Vasconcelos, onde sete tipos de vacina estão com estoque reduzido, sendo a tríplice viral - SCR (sarampo, da caxumba e da rubéola); a tríplice bacteriana - DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); a tetraviral (imunizante contra o sarampo, a rubéola, a caxumba e a varicela); a antirrábica; e ainda as doses contra a Hepatite A e B; e contra a poliomielite (administração via oral).

Em seguida, aparecem as cidades de Arujá e Poá, onde, em cada uma, há problemas em quatro tipos de vacinas. Ambas sofrem com a falta das vacinas contra a Hepatite A e B, além disso, em Poá falta ainda a vacina tetraviral e a DTP está com estoque reduzido. A cidade poaense também tem falta da vacina contra a poliomielite e a antirrábica encontra-se com abastecimento precário.

Além da deficiência nas doses contra a Hepatite A e B, que acomete quase todas as cidades questionadas, Mogi das Cruzes ainda tem estoque reduzido na vacina tetraviral. No caso da Hepatite B, o município mantém uma reserva para o atendimento aos recém-nascidos das maternidades mogianas.

As demais cidades, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano, apresentam baixo estoque em dois tipos de vacina. Sendo que na primeira a carência é nas doses contra a Hepatite A e também da tetraviral. A segunda, da vacina contra a varicela e também da Hepatite B, que está sendo ministrada somente em recém-nascidos. E a terceira apresenta estoque reduzido também nos imunizantes da Hepatite A, além da vacina contra o Rotavírus, usada para evitar possíveis problemas consequentes de enchentes.

O Ministério da Saúde informou que disponibiliza pela rede pública de saúde de todo o País cerca de 400 milhões de doses de imunobiológicos, por ano, para combater mais de 20 doenças. Destacou ainda que algumas das vacinas que estavam indisponíveis no mercado já estão com a distribuição regularizada no Sistema Único de Saúde (SUS) como é o caso da vacina contra a Hepatite B.

As outras cidades da região também foram procuradas, mas não responderam até o fechamento da reportagem.

SÃO PAULO

Para o Estado, em fevereiro, foi autorizado o envio de 470,9 mil doses da vacina Hepatite B. E no mesmo período foram enviadas 63,3 mil doses da vacina Hepatite A (infantil); 150 mil doses da DTP; 250 mil doses da Tríplice Viral; e 68 mil doses da Varicela Monovalente.

NACIONAL

No País, além de São Paulo, a falta de vacinas afeta outros Estados como Brasília, Espírito Santo, Piauí, Pernambuco, Tocantins e Santa Catarina. Alguns dizem que desde o ano passado não recebem vacinas do Ministério da Saúde e que, em alguns casos, as doses enviadas não são suficientes. As doses mais deficientes são as que imunizam contra a hepatite A e B, o tétano, além da tetraviral e da DTP.

Em relação à vacina Tetra Viral, o Ministério da Saúde informou que, agora em fevereiro, enviou 94,4 mil doses aos estados das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste. Para os estados das demais regiões a vacina está sendo substituída pela composição Tríplice Viral mais a Varicela Mononalente, que confere a mesma eficácia da Tetra.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias