quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Sustentabilidade

Seminário na região reúne especialistas para discutir clima e desastres urbanos

Evento será realizado nos dias 1º e 2 de junho. Reúne também prefeitos e secretários

25 maio 2022 - 05h00Por da Região
Especialistas e palestrantes de renome internacional estão confirmados para o Seminário “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nos dias 1 e 2 de junho, das 9 às 17 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes, com inscrições gratuitas.
 
O evento marca as celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e reunirá palestrantes das Secretarias de Estado de Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC e Fundação Getúlio Vargas, entre outras instituições.
 
No dia 1º, a abertura do Seminário terá a presença de prefeitos, gestores públicos das áreas de agricultura, gestão ambiental e habitação, e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. As discussões técnicas iniciam às 10 horas com o painel “Risco Climático e Desastres Urbanos”, com a participação de Celso Santos Carvalho, doutor em Engenharia Civil e ex-diretor do Ministério das Cidades, e Rodolfo Baesso Moura, engenheiro ambiental e urbano e pesquisador da UFABC – Universidade Federal do ABC.
 
Às 14 horas, o público poderá conferir a palestra “Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade”, com o professor titular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relator do Plano Diretor de São Paulo, Nabil Bonduki.
 
Encerrando o primeiro dia do evento, o coordenador do Programa Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação, Eric Vieira, e a assistente social especialista em Urbanismo Social e Direito Imobiliário, Notarial e Registral, Marcia Terlizzi, compõem o painel: “Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis”.
 
No dia 2, após a abertura às 9h00, será promovido o painel “Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária”, com a participação da engenheira agrônoma e chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Contador Packer, e do engenheiro florestal e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samuel de Mello Pinto.
 
No período da tarde, às 14 horas, tem início o painel “Biodiversidade e mudança climática”, com as especialistas ambientais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho e Cláudia Beltrame Porto, além do especialista em Direito Constitucional, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Alexandre Tortorella Mandl.
 
Promovido pelas Câmaras Técnicas de Agricultura, de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Habitação, o evento do Condemat é voltado para gestores públicos, pesquisadores e acadêmicos. “Estamos reunindo vários especialistas que atuam nas áreas que estão ligadas ao tema do seminário para extrairmos destes debates um conjunto de propostas para a nossa região”, pontuou Solange Wuo, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
 
A programação completa do Seminário “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, bem como o formulário de inscrições estão disponíveis no link: https://condemat.sp.gov.br/seminario-de-sustentabilidade-desastres-urbanos-e-risco-climatico/
Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações: 4652-3413

Deixe seu Comentário

Leia Também