terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Sete postos de Mogi realizam sábado coleta para exames de papanicolau

Programação faz parte de campanha que promove conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero

21 outubro 2021 - 21h48Por de Mogi
Sete unidades de saúde de Mogi estarão abertas, neste sábado, para coleta de Papanicolau e outros serviços de promoção à saúde da mulher. Os postos são: Jardim Ivete, Braz Cubas, Jardim Maricá, Vila Suíssa, Nova Jundiapeba, Jardim Camila e Pró-Mulher. 
 
Haverá, ainda, uma ação especial de atendimento itinerante no Conjunto Jefferson, em Cezar de Souza, com coleta de Papa e exames de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis, das 9 às 15 horas. 
 
A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que promove conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero e outras doenças comuns ao público feminino. O Fundo Social de Solidariedade também está desenvolvendo diversas atividades para marcar a importância da prevenção, do autoexame e da solidariedade: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/dia-d-com-cabelegria-encerra-a-programacao-do-outubro-rosa-beneficiando-a-ong-com-doacoes .
 
Os exames de mamografia, carro-chefe do Outubro Rosa, estão sendo ofertados durante todo o mês e podem ser solicitados em qualquer unidade básica de saúde para mulheres de 40 a 69 anos. 
 
Já o Papanicolau, indicado para prevenir o câncer de colo de útero, deve ser feito anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual. Em todas as unidades de saúde é possível realizar o exame, bastando consultar os profissionais sobre o esquema adotado ou agendamento na unidade mais próxima de sua residência. Em algumas unidades, a coleta pode ser feita sem agendamento, mas todas as mulheres devem seguir as orientações para realizar o exame: não ter usado creme vaginal nos últimos sete dias; não ter mantido relações sexuais nos últimos três dias; não estar menstruada; realizar higiene normal de rotina.

Deixe seu Comentário

Leia Também